PNTA/2002 - Conjunto Pré-Histórico de Alcalar (Portimão): Programa para o estudo, salvaguarda, valorização e divulgação de uma paisagem cultural do IV e III milénio a. C.

Projeto arqueológico
  • Designação

    Categoria A - ações de investigação

  • Ano do Início/Conclusão

    2002/2005

  • Estado

    Aprovado

  • Objetivos

    Acções de pesquisa, salvaguarda, valorização e divulgação, contribuindo para o desenvolvimento sustentado e para o incremento da auto-estima das comunidades que, na actualidade, partilham aquele espaço geográfico de charneira entre a serra e o mar, que se estende para norte da barra de Alvor até ao sopé da Serra de Monchique.

  • Resultados

    Realizaram-se varias intervenções no monumento 9 de Alcalar. Perante os dados evidenciados na intervenção efectuada em Alcalar 9, pode-se sintetizar a sequência construtiva do seguinte modo: um nível de ocupação pré-existente, relacionado com as estruturas do Neolítico Antigo Evolucionado (duas lareiras e um concheiro). Escolha do terreno, implantação do "projecto" e abertura de duas trincheiras para construção de uma cripta com dois nichos e respectivo corredor de acesso. Construção de uma cripta em falsa cúpula em alvenaria de xisto com ligante de barro. Colocação de um kerb delimitador do túmulo. Preenchimento do túmulo, faseadamente, colocando circularmente grandes blocos de calcário para assegurar a estabilização e facilitar o preenchimento com pedra calcária mais miúda. Colocação do fecho da cúpula. Colocação de um remate superior do kerb em alvenaria de xisto. Construção duma praceta cerimonial diante do edifício. Construção de um empedrado para pavimentar a praceta cerimonial. Colocação de elementos cultuais (possível estela na frente do corredor) e uso da praceta. Uso da cripta com deposições de ossários acompanhados de objectos. Parece evidente que a presença de dois nichos laterais na cripta se relaciona com uma intenção de em cada um deles colocar um indivíduo post-mortem. A não escavação do interior de cada um dos nichos não pode confirmar esta suposição funcional. Mas a existência de ossos humanos dispersos sobre o chão da cripta, comprova tanto um uso funerário como um uso cultual. Realizou-se a escavação antropológica no interior do túmulo. No povoado de Alcalar realizaram-se trabalhos de escavação integral dos silos/fossas. Escavação integral da cabana. Corte estratigráfico no tramo do fosso localizado e sondagem deste.

  • Responsável

    Rui Jorge Zacarias Parreira

  • Co-Responsáveis

    Oswaldo Arteaga Matute e Vanda Cristina Sousa Gato

  • Pessoas (relação)

    Maria Elena Morán Hernández (Colaborador)

Relatórios (-)