Infra-estruturas na cidade de Viseu

Projeto arqueológico
  • Designação

    Categoria C - ações preventivas

  • Ano do Início/Conclusão

    2002/

  • Estado

    Aprovado

  • Objetivos

    Efetuar trabalhos de arqueologia no âmbito de obras de instalação ou remodelação de infra-estruturas na cidade de Viseu.

  • Resultados

    Trabalhos realizados: Ruas do Centro Histórico ao abrigo do PROCOM: Rua Direita (vestígios arqueológicos diversos em contextos remexidos), Rua D. Duarte (vestígios de um antigo traçado de rua), Rua Srª da Piedade (vestígios com interesse arqueológico indivando a presença de uma ocupação proto-histórica) e Rua do Comércio (sem vestígios arqueológicos) Rua do Chantre e Rua da Probenda: - Sé de Viseu Avenida Heróis Lusitanos/Cava de Viriato: permitiu a obtenção de dados importantes quanto ao processo construtivo, apercebemo-nos que os sedimentos eram colocados de forma alternada, facilitando o nivelemento e a impermeabilização do talude através das camadas de saibro. Largo da Prebenda: no decorrer do trabalho de acompanhamento arqueológico da abertura de vala para a implantação do reforço da rede de iluminação pública não se identificaram estruturas, níveis estratigráficos ou vestígios materiais de interesse arqueológico. Rua das Quintãs, Largo das Quintãs e Rua do Carvalho: foram registados pequenos troços de muros em fraco estado de preservação. Os materiais identificados encontram-se descontextualizados. Rua Nunes Carvalho/Paço Episcopal de Viseu: Não foram identificados vestígios arqueológicos. Rua da Árvore, 10: no decurso dos trabalhos não foram identificados quaisquer vestígios arqueológicos. Rua 5 de Outubro n.º 103 a 118 e Largo Mouzinho de Albuquerque n.º 99: Não foram detetados vestígios arqueológicos na área intervencionada. Rua 5 de Outubro (2019): Não foram detetados vestígios arqueológicos na área intervencionada. Rua Alexandre Lobo (acompanhamento arqueológico em 2015): Não foram detetados vestígios arqueológicos na área intervencionada. R. Serpa Pinto - Acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala destinada à instalação de ramais de gás natural. A abertura da vala revelou terras remexidas resultado da instalação de outras infraestruturas recentes. Não se detectou qualquer vestígio arqueológico. R. do Carmo - Acompanhamento arqueológico da abertura de uma vala destinada à instalação de ramal de eletricidade. Não foram identificados vestígios arqueológicos. Rua Direita nº 13 - Viseu - Não foram identificados vestígios arqueológicos relevantes. Rua Conselheiro Afonso de Melo - Não foram identificados vestígios arqueológicos relevantes. Rua do Arco, 31-37: Não foram identificativos vestígios arqueológicos relevantes.

  • Responsável

    NÃO SE APLICA

  • Co-Responsáveis

    Albertino Chan Rodrigues Neto, Andreia Sofia Rodrigues de Sousa, Carla Alexandra Afonso de Carvalho Cascais, Carla Sofia Pereira Santos, Elisa Maria Marques Amaral Albuquerque, Ivone dos Santos da Silva Pedro, José António Marquês Rebelo, Luís Miguel dos Santos Reis, Maria de Fátima de Oliveira Beja e Costa, Mónica Patrícia Gomes de Almeida e Silva Corga, Nádia Vanessa de Peres Carvalho Figueira, Pedro Manuel Sobral de Carvalho, Susana Isabel Ramos de Carvalho, Sílvia Maria Almeida Coelho, Sónia Maria Correia Cravo e Vanessa Filipa de Sousa Cardoso

  • Pessoas (relação)

    Jorge Adolfo de Meneses Marques (Por Classificar)

Relatórios (-)