Santuário Exterior do Escoural

Sítio (16049)
  • Tipo

    Arte Rupestre

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Évora/Montemor-o-Novo/Santiago do Escoural

  • Período

    Neolítico Final e Calcolítico

  • Descrição

    A área designada por santuário exterior do Escoural integra-se no conjunto arqueológico do Escoural, localizando-se no topo de um cerro destacado na paisagem, a cerca de 371 m de altitude, sobre a gruta do Escoural (CNS 160) e sob depósitos e estruturas de um povoado calcolítico (CNS 2128), a cerca de 2 km da povoação de Santiago do Escoural. Num espaço com uma longa diacronia de ocupação (Paleolítico Médio ao Calcolítico Final), com diferentes funcionalidades, mas com um forte pendor simbólico.Terá sido esta diversidade de ocupações e a identificação cronologicamente desfasada das várias áreas (gruta, santuário, povoado) que contribuiu para a sua inventariação separada. No topo desta elevação e a meia encosta, os trabalhos de prospeção e escavação desenvolvidos por Mário Varela Gomes e Rosa Varela Gomes nas décadas de 70 e 80 do século XX, permitiram identificar vários blocos de calcário gravados com motivos geométricos (círculos, semicírculos, linhas, retângulos, ziguezagues ou serpentiformes), zoomórficos (bucrânios),bem como a representação de um carro e um podomorfo. Sobre estas rochas decoradas registaram-se estruturas e materiais de um povoado cronologicamente enquadrado no 3º milénio a.C. As análises estilísticas e estratigráficas destas gravuras têm permitido a sua integração cronológica no Neolítico final / Calcolítico inicial, com alguns motivos, como o podomorfo, mais recentes (Idade do Bronze). A decoração de vários destes painéis é contemporânea da ocupação da gruta do Escoural como necrópole (Neolítico final), evidenciando a longa frequentação deste espaço e a sua importância simbólica para as diversas comunidades que habitaram esta área do Alentejo Central durante a Pré-história. (atualizado por C. Costeira, 06/11/2018).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Através do espaço consignado às visitas à Gruta do Escoural. Lado Sul da E.N. 370 (Escoural -Évora), próxima do Km. 100,4 em terrenos da Herdade da Sala, a cerca de 2 Km da sua sede de Freguesia.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 16049

Bibliografia (8)

A importância dos elementos naturais e do ambiente na arte rupestre. Actas das Jornadas sobre os Parques com Arte Rupestre (1990)
Corniformes e figuras associadas de dois santuários do Sul de Portugal. Cronologia e interpretação. Almansor (1991)
Gruta do Escoural: necrópole neolítica e arte rupestre paleolítica. Trabalhos de Arqueologia (1995)
O Santuário exterior do Escoural. Sector NE (Montemor-o-Novo, Évora). Zephyrvs (1983)
O santuário exterior do Escoural - Sector NE (Montemor-o-Novo, Évora). Actas das 5ªs Jornadas Arqueológicas, Lisboa, 1993 (1994)
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)
Sítios arqueológicos visitáveis em Portugal. Al-madan (2001)
Uma Gruta Pré-Histórica no Alentejo - Escoural (2011)

Fotografias (0)

Localização