Mamoa do Barreiro

Sítio (17130)
  • Tipo

    Monumento Megalítico

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Bragança/Mogadouro/Mogadouro, Valverde, Vale de Porco e Vilar de Rei

  • Período

    Neo-Calcolítico

  • Descrição

    A mamoa do Barreiro localiza-se cerca de 2 Km. a sul da antiga Estação de Caminho de Ferro de Mogadouro. Actualmente é completamente imperceptível, tendo sido alvo de várias acções de destruição decorrentes quer da construção da via-férrea, quer da abertura de uma antiga estrada que corria paralela à via-férrea e que ligava até à referida estação. O monumento situava-se numa disfarçada elevação do relevo que se desenvolve para norte da aldeia de Vilar de Rei. Foi identificada pela primeira vez em 1986 por Domingos Marcos, e em 1987 foi alvo de uma escavação de emergência. O tumulus da mamoa possuía um diâmetro de aproximadamente 20 metros, e a estrutura funerária centrava-se numa fossa de forma subcircular com 3 metros de diâmetro e 1.12 m. de profundidade. " As suas paredes de perfil dominantemente côncavo para o interior, eram ladeadas, em quase todo o seu perímetro, de pequenas lajes de xisto inclinadas, ora para o exterior ora para o interior, mas também de lages megalíticas ou esteios" (Sanches, 1992:36). O espólio votivo desta estrutura integrou uma ponta de seta, uma lâmina de secção subtriangular, uma enxó, uma conta bicónica de azeviche, um machado polido de xisto, um movente de granito e alguns fragmentos de cerâmica manual.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No lado direiro dum caminho carreteiro que, acompanhando a linha férrea do Sabor, liga a estação da C.P. de Mogadouro à aldeia de Vilar do Rei. A cerca de 2 Km para S da referida estação, e já na NE do pico de Vilar do Rei, a linha férrea aproxima-se muito daquele caminho carreteiro num percurso de cerca de 500m (entre o KM 71 e 72). é precisamente nesse espaço, intercalado entre a linha, hoje soerguida acima do nível primitivo do solo, e o caminho, que se conservou, ainda que parcialmente a massa tumular desta mamoa.

  • Espólio

    Lâmina de sílex com truncaturas rectilíneas e retoque abrupto; pequena ponta de seta de sílex de base triangular com aletas insinuadas, enxó de contorno alongada, conta bicónica de azeviche, machado polido, fragmentos cerâmicos de pastas variadas.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    S - 17130

Bibliografia (3)

A mamoa do Barreiro - um tumulus do Leste de Trás-os-Montes. Trabalhos de Antropologia e Etnologia (1987)
Catálogo dos monumentos e sítios arqueológicos do Planalto Mirandês (Pré-História). Brigantia (1993)
Pré-História recente no Planalto Mirandês (Leste de Trás-os-Montes). Monografias Arqueológicas (1992)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0