Bouça da Cova da Moura

Sítio (21622)
  • Tipo

    Povoado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Porto/Maia/Águas Santas

  • Período

    Calcolítico e Idade do Bronze

  • Descrição

    A zona correspondente ao topónimo Bouça da Cova da Moura encontra-se numa plataforma média da vertente SE dos Montes do Leandro, um contraforte da serra do Bougado. Localiza-se numa zona de confluência das ribeiras de Silva Escura e de Leandro. Durante os trabalhos de prospeção para a Carta Arqueológica do concelho da Maia, em 2004, foram identificados materiais cerâmicos da Idade do Bronze, numa área florestal destinada ao plantio do eucalipto. As escavações arqueológicas realizadas no mesmo ano, pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal da Maia confirmaram que o local presenciou uma ocupação durante o período cronológico referido, revelada pela existência de vestígios da prática da metalurgia do bronze (pingo de fundição), estruturas em pedra, buracos de poste delimitados por pedras e vestígios ténues de pisos em argila. A maioria do espólio foi identificado à superfície, onde foram observadas mós de rebolo de grandes dimensões. Os materiais arqueológicos identificados permitem inserir esta ocupação no Bronze Médio (primeira metade do II milénio a.C.). Foram também observados à superfície vasos campaniformes, um "ídolo" feminino e uma conta de colar em ouro, atribuíveis ao Calcolítico (finais do IV à segunda metade do III milénio a.C.). Vários investigadores têm-se debruçado sobre o estudo deste sítio, nomeadamente A.M.S. Bettencourt (2010, 2011, 2012) e A.T. Ribeiro (2008, 2010). Para além dos testemunhos da Idade do Bronze e Calcolítico, outras evidências têm sido identificadas, que comprovam que a zona correspondente à Bouça da Cova da Moura é ocupada desde o Neolítico. Nas imediações do local escavado foram identificadas gravuras rupestres (CNS 1004), entre as quais, a famosa "Pedra de Ardegães" e as mamoas I e II de Ardegães (CNS 21588 e 21785).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    -

  • Espólio

    Vasos campaniformes, potes, potinhos, troncocónico e de largo bordo, recipientes com decorações plásticas em forma de cordão, machado em anfibolito, cristais de quartzo hialino, pedra com covinhas, seixo gravado, pingo de fundição, conta de colar em ouro, restos de ocre vermelho, "ídolo" feminino.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    2006/1(507)

Bibliografia (6)

Anexo II - Património Arqueológico. 1ª Alteração do Plano Director Municipal da Maia (2013)
Cabeça de ídolo antropomorfo proveniente do Lugar da Bouça da Cova da Moura (Ardegães, Águas Santas, Maia, Porto). Apontamentos de Arqueologia e Património (2008)
Comunidades pré-históricas da bacia do Leça. O Rio da Memória: Arqueologia no Território do Leça (2010)
Gravuras rupestres da Bouça da Cova da Moura (Ardegães, Maia, Norte de Portugal), no contexto da Pré-história Recente da bacia do Leça. Gallaecia: revista de arqueoloxía e antigüidade (2012)
Nuevos datos sobre la primera metalurgia del bronce en el noroeste de la Península Ibérica: la contribución de Bouça da Cova da Moura (Ardegães, Maia, Portugal). Estudos do Quaternário (2011)
Space of memory and representation: Bouça da Cova da Moura (Ardegães, Maia, Northwest of Portugal) - a case study. Conceptualizing space and place. On the role of agency, memory and identity in the construction of space from the Upper Paeleolithic to the Iron Age in Europe (2010)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0