Braga - Avenida da Liberdade/Quarteirão dos C.T.T.

Sítio (30960)
  • Tipo

    Cidade

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Braga/Braga/Braga (São José de São Lázaro e São João do Souto)

  • Período

    Romano, Idade Média, Moderno e Antiguidade Tardia

  • Descrição

    Os trabalhos arqueológicos realizados no quarteirão dos antigos CTT (atualmente Edifício comercial Liberdade Street Fashion), entre 2007-2009 e 2016-2017, permitiram identificar e registar dados arqueológicos de grande relevância para a caracterizar a longa ocupação do local. Relativamente à ocupação romana e tardo antiga merecem destaque os vestígios relacionados com a construção da chamada Via XVII, com a organização da necrópole associada, designadamente no que concerne às práticas funerárias detetadas e ao processo de monumentalização do espaço funerário, mas, também, com a construção de um espaço oficinal de fabrico de vidro que laborou entre o século IV e inícios do VI. Por outro lado, cabe registar a recolha de abundante informação relacionada com a continuada utilização do eixo viário, com origem na Via XVII, entre a Idade Média e o século XVIII, bem como a identificação de vestígios associados à utilização do espaço interior da cerca do Convento dos Remédios, ou daqueles que se associam à paulatina urbanização do quarteirão que se ultima no século XX com a construção do edifício dos CTT e respetivos anexos. Na sequência dos trabalhos realizados foi elaborada uma proposta de conservação das estruturas in situ.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Através da Rua Gonçalo Sampaio.

  • Espólio

    Cerâmicas da Idade do Bronze Final, cerâmica "castreja", cerâmica romana comum fina e grosseira, cerâmica cinzenta fina polida, sigillata alto e baixo imperial, ânforas de diferentes produções e cronologias, material de construção (de tipologia romana), cerâmica comum alto e baixo medieval, cerâmica vidrada, faiança, azulejo, lucernas importadas e de fabrico local, vidros, moedas, fragmentos de rebites, pregos com madeira, estelas funerárias, elementos de arquitectura, cerâmica moderna e contemporânea, elevado número de fragmentos de vidros associados à laboração da oficina, caixão de chumbo e material osteológico humano(dentes e fragmentos de dente, fragmentos de maxilar, mandíbula, úmero e cúbito esquerdos, esterno, costelas e vértebras).

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    S - 30960

Bibliografia (3)

Bracara Augusta: Rituais e Espaços Funerários. Férvedes (2015)
Rituais funerários em Bracara Augusta: o novo núcleo de necrópole da Via XVII, (Dissertação de Mestrado policopiada) (2010)
The funerary topography of the Via XVII necropolis in Late Antiquity (Braga). Arqueologia Medieval. Hàbitats Medievals (2016)

Fotografias (0)

Localização