Estação Romana da Quinta da Abicada

Sítio (72)
  • Tipo

    Villa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Faro/Portimão/Mexilhoeira Grande

  • Período

    Romano

  • Descrição

    O sítio arqueológico da Abicada localiza-se a meia encosta de uma pequena elevação, no extremo de uma península na confluência das ribeiras do Farelo e da Senhora do Verde, integrada na Ria de Alvor, a 3200 m do mar. O território de implantação desta villa permitia combinar o desenvolvimento da atividade agrícola com a exploração de recursos marinhos e fluviais. Este sítio arqueológico foi identificado por José Leite de Vasconcellos (1917) e extensamente escavado por José Formosinho na década de 30 do século XX. Nas décadas mais recentes realizaram-se intervenções de salvaguarda para proteger o sítio e as suas estruturas. Os diversos trabalhos arqueológicos realizados permitiram identificar vestígios estruturais e artefactuais de uma imponente villa romana (com cerca de 1000 a 1300 m 2 de área), com uma sequência de ocupação entre o século I e o IV d. C. A área residencial (pars urbana) da villa da Abicada é constituída por três edifícios de planta geométrica, que comunicam entre si por uma galeria em pórtico, sustentada por colunas, voltada ao mar. O edifício a oeste (com cerca de 250 m2) apresenta uma sala central de planta quadrangular rodeada por colunas, com quatro compartimentos de morfologia quadrangular e dois pátios retangulares. O edifício central (com cerca de 390 m2) organiza-se em torno de um pequeno pátio de morfologia hexagonal, com tanque de repuxo ao centro (impluvium), rodeado por um pórtico, com seis salas ordenadas simetricamente. Esta estruturação arquitetónica apresenta semelhanças com a identificada na villa romana do Rabaçal (Coimbra). Os pavimentos destes dois núcleos eram revestidos a mosaicos, com composições vegetalistas e geométricas (estrelas, losangos, ramagens, entre outras), a preto e branco e policromas, de grande qualidade técnica e artística. As características destes mosaicos refletem influências das oficinas mosaísticas norte-africanas. A área a nascente corresponde aos espaços funcionais (tendo-se identificado vestígios da cozinha), sendo os acabamentos dos compartimentos mais modestos. A cerca de 20 m a sudoeste desta área foram identificados tanques (cetariae), que corresponderiam a uma oficina de produção de preparados de peixe, que foi destruída pelos proprietários da quinta no decorrer dos primeiros trabalhos arqueológicos. Nas proximidades da residência existiria um cais que permitia o acesso navegável à ria e ao mar. A implantação e as características arquitetónicas desta villa enquadram-se no modelo clássico da "villa marítima", com influências das províncias norte-africanas. (actualizado por C. Costeira, 03/07/2018).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    EN 125 - Ramal da Figueira, junto da confluência da Ribeira de Farelo com a da Senhora do Verde.

  • Espólio

    Os materiais arqueológicos provenientes das escavações da Abicada não foram ainda publicados. A informação disponível refere a presença de vários painéis de mosaicos e a recolha de um conjunto de moedas romanas,enquadradas nos séculos I - IV d. C.

  • Depositários

    Museu Municipal de Lagos - Dr. José Formosinho

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 00072 e 80/1(046)

Bibliografia (12)

A villa romana da Abicada: uma introdução ao estudo da arquitectura e mosaicos. Xelb, 8 (2008)
Abicada - interessante estação arqueológica de época romana. Boletim da Junta de Província do Algarve (1941)
Arqueologia Romana do Algarve (1972)
Concelho de Portimão - Levantamento do Património Móvel e Imóvel de Interesse Relevante para o Estudo da História Local (2001)
Investigações geo-arqueológicas sobre a configuração do litoral algarvio durante o Holoceno. Revista Portuguesa de Arqueologia (2014)
Levantamento Arqueológico-Bibliográfico do Algarve (1988)
Mosaicos romanos de Portugal: o Algarve Oriental (2010)
O Dr. José Formosinho e a Arqueologia do Algarve. Noventa Séculos entre a Serra e o Mar (1997)
Pelo Sul de Portugal (Baixo Alentejo e Algarve). O Arqueólogo Português (1918)
Roman Portugal (1988)
Subsídios para a restituição virtual da villa romana de Abicada (Mexilhoeira Grande, Algarve). Património e Estudos, 10 (2007)
Villa da Abicada - uma proposta (2012)

Fotografias (0)

Localização