Loulé Velho

Sítio (745)
  • Tipo

    Villa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Faro/Loulé/Quarteira

  • Período

    Romano e Alta Idade Média

  • Descrição

    "Loulé Velho" é um sítio incontornável no panorama do domínio romano do litoral algarvio, apresentando uma ocupação que vai desde o Século I a.C. ao século VI/VII. Trata-se de uma luxuosa villa que, dada a sua localização geográfica, funcionou como pólo aglutinador de população, com a capacidade de gerar actividades económicas que proporcionaram a sua contínua ocupação. Situada numa península, contava com inúmeros recursos marinhos (evidenciados pelo conjunto de cetárias de grandes dimensões que demonstra a existência do fabrico do garum) e agrícolas (evidenciada pela descoberta de três pesos de lagar). As cerâmicas encontradas atestam importantes ligações comerciais com outros pontos do império romano ao longo de toda a sua ocupação. Durante a Idade Média a presença Islâmica é inegável, ainda que os vestígios que nos chegam sejam em menor número do que os de época romana. Os trabalhos de investigação desenvolvidos no local foram sempre marcados pela descontinuidade e operaram mais como trabalho de emergência na medida em que procuraram sempre clarificar estruturas já visíveis ou em vias de destruição, nunca tendo sido explorado o terreno sob o pinhal. Pesa ainda o facto de a maioria do espólio recolhido não ter qualquer tipo de enquadramento estratigráfico.Nº DANS 6959 - villa portuária. Em Julho de 2010, esqueleto descoberto pela derrocada da arriba na Praia do Trafal. Existem vestígios de construções submersas frente ao sítio (a 3m de profundidade) que podem ser restos das estruturas destruidas pelo mar ou o prolongamento natural do sítio arqueológico que ainda se encontra na praia.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    700m a Oeste de Vale de Lobo.

  • Espólio

    Base de coluna, tijolos com inscrições, mosaicos, terra sigillata, asas de ânforas, moedas, estatueta, placa de cinturão em bronze.

  • Depositários

    Museu Municipal de Arqueologia de Loulé e Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 00745, 1998/051 e 2004/055

Trabalhos (1)

Bibliografia (22)

A indústria romana de transformação e conserva de peixe, em Olisipo. Núcleo arqueológico da Rua dos Correeiros (2001)
Arqueologia do Concelho de Loulé (1988)
Arqueologia e geodinâmica do litoral: o caso de Quarteira (Algarve, Portugal). "Terrenos" da Arqueologia da Península Ibérica. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular (2000)
As mouras encantadas e os encantamentos no Algarve (1898)
As villas do actual Algarve. Noventa séculos entre a serra e o mar (1997)
Carta Arqueológica de Portugal: concelhos de Portimão, Lagoa, Silves, Albufeira, Loulé, São Brás de Alportel (1992)
Cetárias de Loulé Velho. Al-Ulyã (1995)
Contribuição para o conhecimento da evolução do litoral de Quarteira (Algarve-Portugal) nos últimos 8.000 anos. Al-Ulyã (1999)
Contributos para as cartas de distribuição em Portugal da sigillata luzente e da Late Roman C ware.. Actas das 3ªs Jornadas Arqueológicas, Lisboa, 1977 (1978)
Corografia ou memória económica, estatística e topográfica do reino do Algarve (1841)
Garum na Lusitania rural?: alguns comentários sobre o povoamento romano do Algarve. Actas de la Mesa Redonda Internacional El Medio Rural en Lusitania Romana. Formas de Habitat y Ocupación del Suelo (1993)
Intervenção arqueológica de emergência no Sítio Romano de Loulé-Velho (Quarteira). Al-Ulyã (2008)
Investigações geo-arqueológicas sobre a configuração do litoral algarvio durante o Holoceno. Revista Portuguesa de Arqueologia (2014)
Las termas y balnea romanos de Lusitania (2004)
Loulé Velho (Quarteira, Loulé) Resultados da primeira campanha de escavações arqueológicas (1996). Al-Ulyã (1996)
Loulé-Velho (Quarteira, Loulé) - Duas datações por radiocarbono. Al-Ulyã (2001)
O Sítio Arqueológico de "Loulé Velho". Al-Ulyã (2004)
O contributo da investigação arqueológica para o conhecimento do passado histórico da cidade de Loulé. Actas do 4º Encontro de Arqueologia Urbana (2003)
O espólio arqueológico de José Rosa Madeira. Brotéria (1945)
Relatório sobre o cemitério romano descoberto próximo da cidade de Tavira em Maio de 1868 (1868)
Roman Portugal (1988)
«Quarteira Submersa»: Resultados da Campanha de 1998. Al-Ulyã (1999)

Fotografias (16)

Localização