Alcalar 5

Sítio (7241)
  • Tipo

    Tholos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Faro/Portimão/Mexilhoeira Grande

  • Período

    Calcolítico

  • Descrição

    O monumento megalítico designado por Alcalar 5 corresponde a um tholos, integrado na grande necrópole megalítica localizada na envolvente do povoado pré-histórico de Alcalar (CNS 2781). Este monumento situa-se na vertente da colina, muito próximo do monumento Alcalar 6 (CNS 7245), com o qual partilha a mamoa, integrando o núcleo central da referida necrópole, constituída por cinco outras estruturas funerárias (Alcalar 1 - CNS 11310, Alcalar 2 - CNS 4298, Alcalar 3 - 3512; Alcalar 4 - CNS 7234 e Alcalar 10 - 7232). Este monumento funerário tipo tholos, primeiramente identificado por Estácio da Veiga (1889), orientado a sul, apresenta um átrio de morfologia retangular, provavelmente aberto no topo, delimitado lateralmente do lado exterior por três lajes de arenito vermelho, e com acesso por dois degraus que descem para o interior. O átrio comunica com o corredor por uma porta, com uma laje cravada em cutelo e duas lajes que estreitam a passagem. O corredor é constituído por lajes de pedra e alvenaria, sem vestígios de cobertura. A câmara apresenta uma planta subcircular, com cerca de 2 m de diâmetro, com paredes construídas em alvenaria de xisto e vestígios da cobertura de falsa cúpula. No exterior não foram detetados vestígios da mamoa. No interior da câmara, Estácio da Veiga, encontrou restos de esqueletos humanos pertencentes a vários indivíduos (alguns com sinais de ação de fogo), artefactos de pedra lascada, percutores e polidores líticos, almofarizes de calcário, sete recipientes inteiros de cerâmica, vários fragmentos de cerâmica, conchas de vieira e uma laje de xisto interpretada como estela. As características arquitetónicas deste monumento megalítico e os materiais arqueológicos recolhidos no seu interior permitem enquadrá-lo cronologicamente no Calcolítico (2900 - 2000 a. C.), correspondendo ao período de ocupação mais intensa da necrópole de Alcalar. Atualmente o tholos Alcalar 5 encontra-se destruído. (actualizado por C. Costeira, 16/07/2018).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O monumento localiza-se na povoação de Alcalar.

  • Espólio

    Vestígios de esqueletos humanos pertencentes a vários indivíduos (alguns com sinais de ação de fogo), artefactos de pedra lascada, percutores e polidores líticos, almofarizes de calcário, sete vasos completos de cerâmica e diversos fragmentos de cerâmica, conchas de vieira e uma laje de xisto com 14cm de largura, 51cm de altura e menos 0,50m de espessura, interpretada como uma estela.

  • Depositários

    Museu Arqueológico e Lapidar Infante D. Henrique e Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Destruído

  • Processos

    S - 02781, S - 06182 e S - 11303

Bibliografia (7)

Alcalar - Monumentos Megalíticos. Roteiros da Arqueologia Portuguesa (2007)
Alcalar - um projecto para o conhecimento, salvaguarda e promoção de uma paisagem cultural no Algarve. Al-madan, 16 (2008)
Alcalar 7. Estudo e reabilitação de um monumento megalítico. (2004)
Antiguidades Monumentaes do Algarve. Vol III (1889)
El asentamiento prehistórico de Alcalar (Portimão, Portugal). la organización del territorio y el proceso de formación de un estado pristino en el tercer milenio A.N.E. (2014)
Megalitismo e Metalurgia. Os tholoi do Centro e Sul de Portugal. Terra e Água, Escolher Sementes, Invocar a Deusa. Estudos de Homenagem a Victor S. Gonçalves. (2016)
Megalitismo e metalurgia no alto Algarve oriental, uma aproximação integrada. Estudos e Memórias (1989)

Fotografias (0)

Localização