Alcalar 8

Sítio (7249)
  • Tipo

    Tholos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Faro/Portimão/Mexilhoeira Grande

  • Período

    Calcolítico

  • Descrição

    O monumento megalítico designado por Alcalar 8 corresponde a um tholos, integrado na grande necrópole megalítica localizada na envolvente do povoado pré-histórico de Alcalar (CNS 2781). Este monumento integra o núcleo ocidental da referida necrópole, constituído por quatro outras estruturas funerárias (Alcalar 11 - CNS 7238; Alcalar 14 - CNS 33793; Alcalar 15 - CNS 33792 e Alcalar 16 - 37513). Este monumento funerário tipo tholos, identificado por Pereira Jardim (1900) e publicado por Santos Rocha (1904), encontra-se orientado a sudoeste e apresenta um átrio, possivelmente aberto, com cerca de 2 m de comprimento. Este átrio comunica com o corredor, através de uma porta estreita. O corredor é em dois tramos, com passagens estreitas, paredes comportas por elementos pétreos e alvenaria e pavimento de barro. A câmara apresenta uma planta irregularmente circular, com 2,80 m de diâmetro, paredes constituídas por elementos pétreos com cerca de 1,25 m de altura e cobertura em falsa cúpula. No exterior, identificavam-se vestígios da mamoa que cobria o tholos e o destacava do terreno envolvente. O interior do monumento Alcalar 8 encontrava-se muito revolvido, identificando-se vestígios de ossos humanos, fragmentados, pertencentes a vários indivíduos, diversos artefactos de pedra polida e lascada (pontas de seta), fragmentos de recipientes cerâmicos, elementos de adorno, dois ídolos-falange em osso e cinco almofarizes de calcário. As características arquitetónicas deste monumento megalítico e os materiais arqueológicos recolhidos no seu interior permitem enquadrá-lo cronologicamente no Calcolítico (2900 - 2000 a. C.), correspondendo ao período de ocupação mais intensa da necrópole de Alcalar. Atualmente, o tholos Alcalar 8 encontra-se muito destruído. (actualizado por C. Costeira, 16/07/2018)

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O monumento localiza-se na povoação de Alcalar.

  • Espólio

    Vestígios osteológicos humanos, pertencentes a vários indivíduos, artefactos de pedra polida e lascada (pontas de seta), cerâmica, elementos de adorno, dois ídolos-falange em osso e cinco almofarizesb em calcário.

  • Depositários

    Museu Municipal de Faro e Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Destruído

  • Processos

    S - 02781, S - 06182 e S - 11303

Bibliografia (8)

Alcalar - Monumentos Megalíticos. Roteiros da Arqueologia Portuguesa (2007)
Alcalar - um projecto para o conhecimento, salvaguarda e promoção de uma paisagem cultural no Algarve. Al-madan, 16 (2008)
Alcalar 7. Estudo e reabilitação de um monumento megalítico. (2004)
Dolmens de Alcalar. Boletim da Sociedade Archeologica Santos Rocha (1904)
El asentamiento prehistórico de Alcalar (Portimão, Portugal). la organización del territorio y el proceso de formación de un estado pristino en el tercer milenio A.N.E. (2014)
Megalitismo e Metalurgia. Os tholoi do Centro e Sul de Portugal. Terra e Água, Escolher Sementes, Invocar a Deusa. Estudos de Homenagem a Victor S. Gonçalves. (2016)
Megalitismo e metalurgia no alto Algarve oriental, uma aproximação integrada. Estudos e Memórias (1989)
Sítios Arqueológicos Portugueses Revisitados: 500 arqueossítios ou conjuntos em condições de fruição pública responsável. Al-Madan (2016)

Fotografias (0)

Localização