Castelo de Faria

Sítio (212)
  • Tipo

    Castelo

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Braga/Barcelos/Milhazes, Vilar de Figos e Faria

  • Período

    Idade do Bronze - Final, Romano e Medieval Cristão

  • Descrição

    Localiza-se num outeiro íngreme e rochoso na encosta NO do monte da Fanqueira, revestido por densos pinhais. Tem três linhas de muralhas com construções e materiais de diversas épocas, desde o Bronze Final até aos finais da Idade Média. A muralha mais exterior pelo lado nascente e antes da bertura do caminho a estrada da Franqueira à freguesia de Milhazes, tinha a reforçá-la um largo fosso. Entre esta e a seguinte, mais interior, existem, do lado O, os alicerçes de cerca de 10 casas castrejas, algumas circulares e outras de planta oval e do lado e circulares e rectangulares. Algumas contém vestíbulo e lareira. No interior do recinto localiza-se a torre de menagem do castelo medieval, com planta quadrangular, e vestígios de muros adossados à muralha, que poderão ser restos dos paços do Alcaide. Entre esta muralha e a seguinte, mais abaixo, levanta-se um talude que sustenta as terras do socalco superior.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    EN 205, EM de acesso ao Carvalhal, continuando, à saída da povoação, no acesso ao castelo e Ermida de Nª Sª da Franqueira mo cimo do monte.

  • Espólio

    Vários fragmentos cerâmicos de tipo "Penha" e "boquique", pontas de seta em xisto (Bronze Final), cerâmicas decoradas com motivos vários e razoável lote de panelas de asa interior, dolia, e um fragmento decorado com motivos humanos e animais (período Castrejo), louça com engobe vermelho-pompeiano, tijelas (Romano) e cerâmica ática. Espólio Medieval: estribos, ferraduras, cotas de malha, virotes, pontas de dardo, enxadas, foicinhas, espadas, moedas, cerâmica: olas, alguidares, púcaros, jarros

  • Depositários

    -

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    S - 00212, 2001/1(761) e 2005/1(370)

Bibliografia (10)

Boletim do Grupo Alcaides de Faria (1948)
Castelo de Faria 1982 - 83. Informação Arqueológica (1985)
Castelo de Faria. Campanha de escavações de 1981. Barcellos (1982)
Castelologia medieval de Entre-Douro-e-Minho: desde as origens a 1220 (1978)
Cerâmica castreja. Revista de Guimarães (1974)
Estações da Idade do Bronze e inícios da Idade do Ferro da Bacia do Cávado (norte de Portugal) (2000)
Influências meridionais da cultura castreja. 13º Congreso Nacional de Arqueologia, Huelva, 1973 (1975)
O Vale do Cávado (Norte de Portugal) dos finais do III milénio aos meados do I milénio AC: sequências cronológico-culturais. Actas do 3º Congresso de Arqueologia Peninsular. Pré-História recente da Península Ibérica. Vila Real 1999 (2000)
O concelho de Barcelos aquém e além Cávado (1987)
Património Arquitectónico e Arqueológico Classificado. Inventário (1993)

Fotografias (0)

Localização