Mértola - Mesquita / Igreja Matriz

Sítio (4903)
  • Tipo

    Igreja

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Mértola/Mértola

  • Período

    Alta Idade Média, Medieval Islâmico, Medieval Cristão e Moderno

  • Descrição

    A mesquita almóada de Mértola, actual igreja matriz (Nossa Senhora da Anunciação) localiza-se numa plataforma elevada, a oriente do bairro da alcáçova. A construção da mesquita enquadra-se na segunda metade do século XII, sobrepondo-se a um anterior edifício de culto paleocristão (século VI / VII d. C), do qual reaproveita alguns elementos arquitectónicos. Após a conquista cristã (1238) esta mesquita foi cristianizada pela ordem de Santiago, transformando-se este edifício numa igreja. No século XVI registam-se remodelações profundas nesta igreja, que procuram olvidar muitos dos seus elementos estruturais anteriores, mas não conseguindo apagar as suas características exóticas. A mesquita é um edifício de alvenaria, de média dimensão, de morfologia quadrangular, com uma estrutura em T, em que a nave central e a da quibla eram mais largas, seguindo os modelos arquitectónicos norte-africanos. No exterior, identifica-se o alminar - minarete (actual torre sineira), de planta quadrada e cerca de 15 m de altura e o pátio, que se localizaria a nordeste. No interior, na parede sudeste, ainda se conserva o mihrab (nicho de oração de planta retangular e forma de abside) com decoração em gesso (três arcos cegos polilobados, rematados por pequeno ressalto e emoldurados por dois cordões do infinito). A transformação da mesquita em igreja manteve a sua planimetria, correspondendo a um amplo salão, com cinco naves, construção do altar-mor na parede em que se encontrava o mihrab, após a sua ocultação com reboco. As remodelações do século XVI alteraram a cobertura da igreja (tecto de madeira policromada para tecto de duas águas), a porta principal (características renascentistas) e a decoração interior, que seguiu o estilo manuelino. Os diversos trabalhos arqueológicos realizados pelo Campo Arqueológico de Mértola (2003 - 2006) permitiram a melhor caracterização das estruturas arquitectónicas, principalmente das fases anteriores ao século XII, bem como a definição da topografia deste espaço em época medieval e a identificação de uma pequena necrópole da Baixa Idade Média (1238 - 1482) com uma ocupação densa e estruturada, sob a sacristia. (atualizado por C. Costeira, 18/02/19).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Centro Histórico de Mértola, na subida para o castelo.

  • Espólio

    Período Romano / Antiguidade Tardia: cerâmica campaniense, terra sigillata sudgálica, hispânica, clara e paleocristã. Período Medieval Islâmico: cerâmica decorada com melados e manganês, verde e manganês (omíada), corda seca total, vidrado verde, talha estampilhada (almóada). Baixa Idade Média - século XVI: cerâmica vermelha de paredes finas, loiça vidrada em branco, fragmentos de azulejo. Pedras de jogo, elementos arquitectónicos e metais (pregos, alfinetes, brincos, fachaduras, dobradiças, argolas, entre outros) e numismas.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    ZEP - Zona Especial de Protecção

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 04903, 2006/1(097) e 98/1(129)

Bibliografia (13)

A Mesquita de Mértola e o Segredo dos Ossos:análise antropológica de 16 indivíduos da Baixa Idade Média (2011)
A cidade paleocristã de Mirtylis. 4ª Reunião de Arqueologia Cristã Hispânica (1995)
A igreja matriz de Mértola. Mértola - Mesquita / Igreja matriz (2002)
Aspectos da arqueologia em Myrtilis. Arquivo de Beja (1956)
Carta Arqueológica do concelho de Mértola (2012)
Igreja Matriz de Mértola. Boletim da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (1953)
Intervenção arqueológica na Mesquita - Igreja Matriz de Mértola. Mesquita - Igreja de Mértola (2011)
Intervenção arqueológica na Mesquita - Igreja Matriz de Mértola. Mértola Arqueológica 2003-2008. Cadernos de Mértola/Mértola Vila Museu (2008)
La Mezquita de Mértola, Portugal. Transformaciones de un espacio sagrado. Mezquitas de Toledo, a la luz de los nuevos descubrimientos (2010)
La mezquita de Mértola. Cuadernos de la Alhambra (1973)
Mesquita. Igreja Matriz. Museu de Mértola Catálogo Geral (2014)
Mértola O último porto do Mediterrâneo (2005)
Notícia Preliminar da Intervenção Arqueológica na Mesquita/ Igreja Matriz de Mértola. Al-madan (2005)

Fotografias (34)

Localização