Curral dos Moiros
CNS: 16979
Tipo: Habitat
Distrito/Concelho/Freguesia: Bragança/Carrazeda de Ansiães/Pombal
Período: Romano
Descrição: Curral dos Moiros é sem dúvida um dos habitats romanos mais importantes e de maior dimensão dos até ao momento detectados no concelho de Carrazeda de Ansiães. Ao longo de uma vasta área que poderá ultrapassar os 2 ha. encontram-se dispersos à superfície do solo uma grande quantidade de materiais, onde se destaca a tegula, a cerâmica de tipo comum, a tradicional cerâmica de ir ao lume, alguns fragmentos de dolia, terra sigillata hispânica, pesos de tear e alguns fragmentos de mós. O sítio situa-se na vertente de um vale abrigado que se desenvolve na margem esquerda da Ribeira do Barrabaz, e parece revelar uma dimensão que ultrapassa os limites dos casais rurais ou mesmo das villae características deste período histórico. É praticamente impossível esboçar qualquer hipótese interpretativa sobre as características patrimoniais do arqueosítio, uma vez que este se encontra substancialmente transformado devido à recente plantação de uma vinha.
Meio: Terrestre
Acesso: A partir da estrada n.º 314-1 que estabelece a ligação com Paradela e Pombal. Cerca de 2Km antes de atingir Paradela, deve tomar-se um caminho de terra batida que conduz até à Quinta da Aborraceira. Curral do Moiro situa-se imediatamente a nordeste desta quinta.
Espólio: Tegulae, cerâmica de tipo comum, cerâmica de ir ao lume, fragmentos de dolia, terra sigillata hispânica, pesos de tear, fragmentos de mós.
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: Mau
Processos: 98/1(728)
Trabalhos (2)
Bibliografia (1)

Fotografias (3)
Curral do Moiros 1. Curral do Moiros 1. Curral dos Moiros 2.