Monte da Palheta
CNS: 23448
Tipo: Casal Rústico
Distrito/Concelho/Freguesia: Beja/Cuba/Cuba
Período: Romano
Descrição: Ocorrência de cerâmica de construção e cerâmica comum. Nos trabalhos de setembro de 2006 identificaram-se 3 estruturas pétreas. Os vestigios fazem sugerir uma única ocupação de cronologia romana de carácter domestico. O sítio arqueológico em avaliação localiza-se no topo e encosta voltada a norte de uma pequena cumeada sobranceira à ribeira de Mac Abraão junto a um pequeno morouço polarizado por uma azinheira. No local a intervencionar o denso coberto herbáceo do terreno diminuía consideravelmente a visibilidade dos vestígios arqueológicos superficiais, dificultando a tarefa de escolha do local de implantação das sondagens arqueológicas prévias no corredor de expropriação da obra projectada. Devemos destacar, porém, que, desde logo nos pareceu que a mancha mais densa de materiais arqueológicos se localizava precisamente em redor do morouço.
Meio: Terrestre
Acesso: Pela EN 258-1, que faz a ligação Cuba-Alvito, virar a esquerda no segundo portão para o Monte da Barahona, seguir pelo caminho de terra batida até junto da casa de Monte, tomar depois o caminho mais a direita, paralelo a ribeira até este terminar.
Espólio: Durante os trabalhos de arqueologia preventiva foram identificados abundantes fragmentos de materiais cerâmicos de construção (tegulae, imbrices e tijolos) e comuns (domésticos e de armazenamento) de tipologia romana, terra sigillata, vidro, bronze e ferro.
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: Mau
Processos: S - 23448 e 2004/1(265)
Trabalhos (3)
Bibliografia (0)

Fotografias (0)