Castro/Castelo de Vieira
CNS: 23597
Tipo: Povoado Fortificado
Distrito/Concelho/Freguesia: Braga/Vieira do Minho/Cantelães
Período: Idade do Ferro, Romano e Idade Média
Descrição: Implantado no topo de um dos promontórios que recortam a vertente da serra da Cabreira, com a cota máxima de 560 metros de altitude, o sítio de Castro-Castelo posiciona-se sobranceiro à ribeira de Cantelães, ligando-se à vertente da serra por uma chã aplanada, de fácil acesso, onde têm origem pequenas linhas de água. A vertente Norte, que é menos extensa mas mais declivosa, apresenta mais afloramentos graníticos constrantando com a vertente Sul, mais ampla e armada em largas plataformas artificiais, com boa exposição solar. Na plataforma superior implantou-se um castelo medieval, sobrepondo-se ao povoado fortificado pré-romano fortificado do qual se reconhecem várias linhas de muralhas.
Meio: Terrestre
Acesso: Da vila de Vieira segue-se para Cantelãoes pela EM 526 e posteriormente por caminho florestal e de pé posto em direcção ao Castro-Castelo.
Espólio: Espólio de cronologias diversas desde a Idade do Ferro até à Idade Média. Entre os líticos destacam-se a parte superior de uma ara e vários amoladores. Nos metais, distingue-se pontas de flecha e de virote. Nas cerâmicas relevam as panelas de asa interior do período Suevo-Visigótico e os potes e panelas medievais de cerãmica cinzenta decorada com incisões e impressões.
Depositários: Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Classificação: -
Conservação: Bom
Processos: 2005/1(370) e S - 23547
Trabalhos (3)
Bibliografia (2)

Fotografias (0)