Machados
CNS: 30968
Tipo: Vestígios Diversos
Distrito/Concelho/Freguesia: Faro/São Brás de Alportel/São Brás de Alportel
Período: Romano e Medieval Islâmico
Descrição: O sítio localiza-se na margem direita da ribeira dos machados, que é o limite sul do terreno, numa encosta suave de um pequeno esporão abrigado e com ampla visibilidade, virada a nascente (anexo I). O terreno, com cerca de 3000m quadrados, apresenta à superfície materiais arqueológicos de cronologia romana e islâmica, embora em menor percenntagem. Junto à ribeira foi encontrado um machado pré-histórico. Foram entregues, ao gabinete da Câmara de S. Brás de Alportel aquando da visita ao local, restos de um esqueleto, possivelmente humano e 6 moedas que o acompanhariam a sepultura e outras 3 moedas encontradas ocasionalmente. Foi entregu ao IGESPAR um resumo dos materiais exumados com ilustração fotográfica.
Meio: Terrestre
Acesso: A partir da EN 2, no sentido S. Brás-Faro, chega-se ao sítio dos Machados, local onde se vira à esquerda, com direcção ao sítio da Borracha (1ª casa à direita).
Espólio: Cerâmica fina (terra sigillata); cerâmica comum, cerâmica de armazenamento e transporte, cerâmica de construção, restos de 1 esqueleto e 9 moedas.
Depositários: Centro explicativo e de acolhimento da calçadinha de São Brás de Alportel
Classificação: -
Conservação: -
Processos: S - 30968
Trabalhos (0)
Bibliografia (0)

Fotografias (0)