Igreja de Nossa Senhora da Espectação/Igreja Paroquial de Malhadas
CNS: 31827
Tipo: Igreja
Distrito/Concelho/Freguesia: Bragança/Miranda do Douro/Malhadas
Período: Romano, Alta Idade Média e Medieval Cristão
Descrição: Na zona mais alta de Malhadas situa-se a igreja paroquial conhecida por exibir nas suas paredes várias estelas romanas cuja procedência foi estabelecida tradicionalmente numa zona proxima ao centro urbano denominada Trás da Torre, onde parece que se localizam vestígios de época romana. Desta mesma zona procederia também uma pequena escultura zoomorfa, um presumivel varrão, localizado num telhado de uma casa situada frente ao acesso axial da Igreja. Trata-se de uma igreja de uma nave (19mx10.80m), dividida em quatro espaços mediante arcos diafragma apontados, sobre a qual foi disposta uma cobertura de madeira a duas águas que atinge uma altura máxima de 8m com respeito a cota actual do solo. A Capela-Mor tem planta rectangular e une-se à nave no seu lateral Oeste à mesma altura que aquela. As suas dimensões (8.90mx6.30m) resultam desproporcionadas, evidenciando a sua maior modernidade em relação ao corpo principal da igreja. Num momento avançado seria anexada também a sacristia ao lado norte da nave central. A igreja é assente num terreno com acusada descida para Sul, hoje dissimulado pelo adro semicircular construído nesta zona pela DGEMN em 1982, aflorando o substrato geológico (granito) em todo o seu lado setentrional.
Meio: Terrestre
Acesso: A igreja situa-se no interior da localidade de Malhadas, junto à estrada nacional 218 que liga Miranda do Douro e a IP4 à altura de Rio Frio, a 7km a NO de Miranda do Douro.
Espólio: Terra sigillata hispânica, cerâmica de paredes finas, lucerna romana, cerâmica comum de época romana e medieval, cerâmica de armazenagem, fivela de ferro, etc.
Depositários: -
Classificação: Classificado como IIP - Imóvel de Interesse Público
Conservação: Bom
Processos: S - 31827
Trabalhos (1)
Bibliografia (0)

Fotografias (0)