Cerca do Castelo
CNS: 2447
Tipo: Povoado Fortificado
Distrito/Concelho/Freguesia: Castelo Branco/Proença-a-Nova/São Pedro do Esteval
Período: Idade do Ferro e Romano
Descrição: Cabeço bem destacado, de encostas bem pronunciadas, com uma cintura de muralha defensiva em xisto, possivelmente da Idade do Ferro, rodeado (excepto a SO) pela ribeira do Peral, de margens escarpadas. Apresenta uma linha de muralha, de formato rectangular. No lado Sul a muralha apresenta 2,5m de altura. Aparece à superfície, em quantidade apreciável, cerâmica manual e cerâmica feita a roda, lisa e decorada e onde se incluem bordos extrovertidos. Deve ainda mencionar-se o tesouro de 300 moedas de prata que deverá ser proveniente deste povoado.
Meio: Terrestre
Acesso: Na estrada Pedra do Altar-S. Pedro do Esteval corta-se à esquerda para Borracheira. Aí, corta-se à esquerda por estrada de terra, depois na primeira à esquerda; no cruzamento de caminhos, corta-se à direita, atravessa-se a linha de água, sobe-se e no meio dos eucaliptos, corta-se à esquerda por estrada inclinada que vai dar à base do povoado.
Espólio: Cerâmica manual e cerâmica feita a roda, lisa e decorada onde se incluem bordos extrovertidos e um tesouro de 300 moedas de prata que deverá ser proveniente deste povoado.
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: Mau
Processos: 2001/1(564) e 98/1(748)
Trabalhos (2)
Bibliografia (4)

Fotografias (0)