Santa Justa do Couço
CNS: 5190
Tipo: Inscrição
Distrito/Concelho/Freguesia: Santarém/Coruche/Couço
Período: Romano
Descrição: Na capela de Santa Justa do Couço foi recolhida uma ara votiva, que se encontra em depósito no Museu Lapidar do Seminário Maior de Évora. Esta ara foi publicada pelo Doutor José d'Encarnação (IRCP 412) como sendo proveniente de Santa Justa, Arraiolos. O Doutor José de Alarcão, na sua obra Roman Portugal, também refere a mesma proveniência. Esta informação é no entanto passível de ser corrigida a partir da consulta do Padre José Leão de Cordeiro que, numa publicação na Igreja Eborense dedicada à Vigararia de Coruche, relata que "no terreno onde actualmente se encontra a pequenina igreja, deve ter existido, em tempos muito recuados, algum templo pagão, a julgar pelo cipo votivo ali encontrado e por um resto de parede, pegado à fachada do norte, que parece obra romana: C.S./DIOPN(?)/TAIONT/A.L.V.S", referindo-se à pequena capela de Santa Justa do Couço. José d'Encarnação refere que estamos na presença de uma "árula votiva em mármore branco-amarelado de tipo Estremoz/Vila Viçosa". Esta inscrição estaria consagrada a Carneu Calanticense, divindade indígena, cujo principal centro de culto localiza-se sobre o templo de Santana do Campo, Arraiolos.
Meio: Terrestre
Acesso: A partir do Couço, passa-se a ponte de Santa Justa que permite aceder à margem norte do rio Sorraia, onde se localiza a aldeia de Santa Justa e a respetiva igreja.
Espólio: A leitura da inscrição também não é concensual. O Doutor José d' Encarnação faz a seguinte leitura: "Consagrado a Carneu Calanticense (?). Por voto, ..., filho de Talonto, cumpriu de boa vontade a sua promessa." O Doutor Vasco Mantas faz uma leitura diferente: "Consagrado a Carneu Calanticense*. Por voto, Papo (?), filho de Talonto, cumpriu de boa vontade a sua promessa. Para além desta inscrição foi também recolhido no local, em 2006, um fragmento de mármore com restos de uma moldura e que segundo Vasco Gil Mantas poderá ter pertencido a uma placa, acervo do Museu Municipal de Coruche.
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: -
Processos: S - 05190
Trabalhos (0)
Bibliografia (5)

Fotografias (0)