São Cucufate
CNS: 8
Tipo: Villa
Distrito/Concelho/Freguesia: Beja/Vidigueira/Vila de Frades
Período: Romano e Medieval Cristão
Descrição: "Villa" romana do século IV que poderá ter sido edificada sobre uma "villa" do século I, que por sua vez se edificou sobre uma ocupação do Neolítico Final. Este edifício foi reconstruído na primeira metade do século II, com planta centrada em peristilo, e terá sido destruído em meados do século IV. A villa sofreu alterações durante a segunda centúria e foi totalmente renovada na década de 360 d.C..Esta última "villa" foi ocupada na Idade Média por um mosteiro, consagrado a São Cucufate, que ali se manteve até ao século XVI e que arruinou profundamente a parte rústica. No entanto contribuiu para a manutenção da residência senhorial romana, que ainda conserva abobadas completas. A "villa" de S. Cucufate é uma construção rectangular de cerca de 105x25m construída em dois pisos. O inferior, abobadado, poderia servir de armazém e alojamento dos criados domésticos; o piso superior servia de residência ao proprietário e sua familia. A fachada apresenta um longo patamar descoberto ao qual se sobe por três escadarias. A "villa", situada no terrtório de "Pax Iulia" pertenceu seguramente a alguma familia desta cidade. Foi também localizada uma necrópole medieval muito destruída no século XIV e XV.
Meio: Terrestre
Acesso: Pela estrada que vai de Vila de Frades para Vila Alva, cerca de 1Km depois de Vila de Frades, caminho à direita.
Espólio: Fragmentos de ânfora.
Depositários: -
Classificação: Classificado como MN - Monumento Nacional
Conservação: Regular
Processos: S - 00008
Trabalhos (12)
Bibliografia (13)

Fotografias (9)
Lucerna Bordo e fundo de sigillata ( Drag. 27) Lucerna Sondagem 1, plano 2 , anfora Sondagem 2, plano 9 Aspecto geral das estruturas Aspecto geral das estruturas Zona do tanque, antes da escavação Zona do tanque, parcilamente escavada