Monte da Nora
CNS: 11667
Tipo: Vicus
Distrito/Concelho/Freguesia: Portalegre/Elvas/Terrugem e Vila Boim
Período: Idade do Ferro - 2º e Romano
Descrição: Sítio com diversas fases de ocupação. Este local terá sido inicialmente ocupado por um povoado fortificado do ferro, com posterior ocupação por uma aldeia ou provável Vicus romano. De todas as estruturas detectadas destacam-se, dois fornos de cozer cerâmica, dois tanques em opus signinum pertencentes a um lagar e um contrapeso em granito.
Meio: Terrestre
Acesso: -
Espólio: Cerâmica comum, sigillatas, fragmentos de ânfora e dolium, lucernas, cerâmica campaniense moeda em bronze; mós em granito; instrumentos e ferramentas de ferro.
Depositários: Extensão do Crato
Classificação: -
Conservação: Regular
Processos: S - 11667 e 98/1(076)
Trabalhos (6)
Bibliografia (1)

Fotografias (57)
Pormenor do tanque com meia cana e paredes revestidas a reboco Peça em granito com encaixe ao centro Vista geral do sitio de este Pormenor de muro, Sondagem 2 Estruturas identificadas na sondagem 3 Estrutura de lareira Vista geral zona B Aspecto de tanques , Sondagem 66 e 67 Pormenor do corte efectuado na estrutura em Pormenor de estrutura circular escavada na rocha Sepultura B Aspecto da Sondagem 4 Aspecto final da linha interior do fosso Aspecto final da linha interior do fosso Vista geral da linha exterior do fosso Vista geral do limite da linha exterior do fosso Vista parcial da zona C Vista geral da zona C Vista geral da zona C Pormenor de estruturas na zona C