São Caetano
CNS: 254
Tipo: Necrópole
Distrito/Concelho/Freguesia: Vila Real/Chaves/Ervededo
Período: Romano e Alta Idade Média
Descrição: Sob o Santuário de São Caetano situa-se uma importante estação arqueológica romana e medieval. A primeira referência à estação arqueológica è feita pelo Coronel Mário Cardozo que interviu em 1942 quando as obras no santuário puseram a descoberto várias estruturas e sepulturas pertencentes a uma necrópole romana assim como um templo alti-medievo e uma necrópole alto-medieval com 27 sepulturas.
Meio: Terrestre
Acesso: Faz-se pela estrada municipal que estabelece a ligação entre Chaves e Montalegre, por Vilar de Perdizes. A cerca do Km 14, encontra-se um desvio de terra batida que conduz directamente ao Santuário de S, Caetano.
Espólio: Das 27 sepulturas alto-medievais foram escavadas 22. A quase totalidade apresenta uma forma mais o menos rectangular, salvo uma de tipo "cova". A maior parte das caixas rectangulares são formadas por lages de granito ou xisto, assentes no substrato rochoso. As dimensões das caixas são variaveis e a orientação, ou de Oeste para Leste, ou de Noroeste para Suroeste. Quanto ao modo de cobertura há dois sistemas: pequenas lages dispostas transversalmente, ou tégula. Entre o espólio retirado do interior dos sepulcros destacam-se fragmentos muito pequenos de cerâmica comum de cronologia indeterminável, duas pedras de colar e um pequeno colchete em bronze (na sepultura 11), e pregos de ferro.
Depositários: Museu da Sociedade Martins Sarmento
Classificação: -
Conservação: -
Processos: S - 00254
Trabalhos (1)
Bibliografia (4)

Fotografias (0)