Castro de Nossa Senhora da Confiança
CNS: 12570
Tipo: Povoado Fortificado
Distrito/Concelho/Freguesia: Castelo Branco/Sertã/Pedrogão Pequeno
Período: Calcolítico (?), Idade do Bronze - Final, Idade do Ferro e Romano (?)
Descrição: Amplo castro das Idades do Bronze Final e do Ferro, com possível romanização e possibilidade de ter sido ocupado no Calcolítico, tendo em conta alguns materiais que ali apareceram e a proximidade do "atelier" das Fontainhas. O povoado encontra-se muralhado e notam-se algumas estruturas habitacionais (muros rectilíneos). Para nascente dá para um vale de boa capacidade agrícola e a poente para o rio Zêzere, num profundo desfiladeiro, dominando uma passagem antiga. Está assente sobre uma bolsa de granitos que abrange as vilas de Pedrógão Pequeno e Pedrógão Grande, com alguns vales de grande fertilidade. Não se parece confirmar a existência de um pretenso castelo medieval no local, hipótese levantada por J. de Almeida (1945), baseada nas Memórias Paroquiais de 1758, onde o pároco da freguesia refere a existência no local de um muro defensivo e de uma porta.
Meio: Terrestre
Acesso: Situa-se no topo do Monte de Nossa Senhora da Confiança. O acesso pode ser feito pela estrada Pedrogão Pequeno - Barragem do Cabril, corta-se à direita por estrada alcatroada e depois à esquerda para a Senhora da Confiança.
Espólio: Cerâmica manual com e sem decoração, fragmentos de uma taça geminada, fragmento de punhal de rebites em bronze, fragmento de grande almofariz em granito, fragmento de machado polido em anfíbolito, uma lasca de sílex.
Depositários: Câmara Municipal da Sertã
Classificação: -
Conservação: Mau
Processos: S - 12570
Trabalhos (2)
Bibliografia (5)

Fotografias (9)
Aspecto dos trabalhos Pormenor Perfil Vista de sondagem Vista geral Pormenor de sondagem Pormenor de sondagem Vista geral Pormenor de sondagem