Espicharrabo 1
CNS: 13225
Tipo: Villa
Distrito/Concelho/Freguesia: Beja/Serpa/Serpa (Salvador e Santa Maria)
Período: Romano
Descrição: Villa implantada numa encosta voltada a nordeste, próxima de várias nascentes e do barranco da Lage. À superfície encontram-se fragmentos de terra sigillata itálica, sudgálica, hispânica e clara A, C e D, ânforas, lucerna, dolia, peso de tear, tijolo de coluna, opus signinum e elementos arquitectónicos diversos, dispersos por uma área de aproximadamente 15000m2; nos amontoados de pedras, formando três socalcos na encosta, são ainda visíveis restos de três muros deslocados do seu local original. No Museu de Vila Verde de Ficalho encontra-se uma ara votiva aparentemente proveniente deste local. Neste sítio foi ainda encontrada uma obra escultórica em mármore, provavelmente uma tampa de sepultura, representando Arpócrate e o Pato, em mármore - Colecção Particular (Gonçalves, 2007). Esta parece ter sido uma das mais importantes villas do concelho.
Meio: Terrestre
Acesso: Este sítio localiza-se na Herdade de D. Brites/Courela do Espicharrado/Bicharrabos, numa encosta voltada a nordeste, próxima de várias nascentes e do barranco da Lage.
Espólio: Terra sigillata itálica, sudgálica, hispânica e clara A, C e D, ânforas, lucerna, dolia, peso de tear, tijolo de coluna, opus signinum, elementos arquitectónicos diversos, uma ara e um grupo escultórico de Arpócrate e do Pato.
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: -
Processos: 2001/1(289), 2001/1(289)-B e 2005/1(290)
Trabalhos (4)
Bibliografia (3)

Fotografias (0)