Espicharrabo 1
CNS: 13225
Tipo: Villa
Distrito/Concelho/Freguesia: Beja/Serpa/Serpa (Salvador e Santa Maria)
Período: Romano
Descrição: Villa implantada numa encosta voltada a nordeste, próxima de várias nascentes e do barranco da Lage. À superfície encontram-se fragmentos de terra sigillata itálica, sudgálica, hispânica e clara A, C e D, ânforas, lucerna, dolia, peso de tear, tijolo de coluna, opus signinum e elementos arquitectónicos diversos, dispersos por uma área de aproximadamente 15000m2; nos amontoados de pedras, formando três socalcos na encosta, são ainda visíveis restos de três muros deslocados do seu local original. No Museu de Vila Verde de Ficalho encontra-se uma ara votiva aparentemente proveniente deste local. Neste sítio foi ainda encontrada uma obra escultórica em mármore, provavelmente uma tampa de sepultura, representando Eros com um cisne. Esta parece ter sido uma das mais importantes villas do concelho.
Meio: Terrestre
Acesso: Este sítio localiza-se na Herdade de D. Brites/Courela do Espicharrado/Bicharrabos, numa encosta voltada a nordeste, próxima de várias nascentes e do barranco da Lage.
Espólio: Terra sigillata itálica, sudgálica, hispânica e clara A, C e D, ânforas, lucerna, dolia, peso de tear, tijolo de coluna, opus signinum, elementos arquitectónicos diversos, uma ara e uma suposta tampa de sepultura representando Eros com um cisne.
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: -
Processos: 2001/1(289), 2001/1(289)-B e 2005/1(290)
Trabalhos (4)
Bibliografia (2)

Fotografias (0)