São Bartolomeu 1
CNS: 5781
Tipo: Vestígios Diversos
Distrito/Concelho/Freguesia: Coimbra/Oliveira do Hospital/Meruge
Período: Romano
Descrição: Lagar implantado num terreno onde proliferam vestígios de ocupação romana e alto-medieval, como fragmentos cerâmicos (tegulae, ímbrices e cerâmica comum, maioritariamente), vestígios de muretes (que ladeiam caminhos de acesso a propriedades) e de prováveis estruturas. A sul destes, na encosta suave que desce para o vale do rio Cobral, foi também identificada presença de abundantes materiais cerâmicos, assim como de blocos de granito irregulares. Esta área, que poderá corresponder à implantação de um vicus ou uma villa integrada na civitas de Bobadela, contudo, toda a extensão do terreno encontra-se aproveitado a nível agrícola, o que dificulta o seu estudo. A 60 m encontra-se uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha, assim como uma pia e entalhes, também escavados na rocha (São Bartolomeu 2 - CNS 35350). A defensibilidade do sítio é reduzida. Existem duas linhas de água a cerca de 150 m para Este dos materiais cerâmicos. O rio Cobral dista a 800 m para sul. A cerca de 600 m para Oeste encontram-se as sepulturas do Ameal (CNS 20887).
Meio: Terrestre
Acesso: Seguir a estrada 504 que liga Lagares da Beira a Stª. Eulália, depois de passar o entroncamento para Meruge, virar no segundo caminho de terra batida à direita. O sítio arqueológico localiza-se a cerca de 60 m para Sudeste da capela de S. Bartolomeu.
Espólio: Fragmentos de material de construção e cerâmica comum romana e alto medieval, um fragmento de escória de ferro.
Depositários: -
Classificação: -
Conservação: Em Perigo
Processos: S - 05781 e 2003/1(370)
Trabalhos (1)
Bibliografia (3)

Fotografias (9)
Sepultura Sepultura Sepultura Sepultura Vista geral Sepultura 7, antropomórfica, áe S. Bartolómeu (Meruge) Sepultura 8, reaproveitaáa como lagareta áe S. Bartolómeu (Meruge) Afloramento com escaáas e canal de escorrência áe S. Bartolómeu (Meruge) . Lagar e Sepultura 6 áe S. Bartolómeu (Meruge) .