EIA - A13 - Almeirim/Marateca - sublanço Almeirim/Salvaterra de Magos

Projeto arqueológico
  • Designação

    Categoria C - ações preventivas

  • Ano do Início/Conclusão

    1999/

  • Estado

    Aprovado

  • Objetivos

    Identificação de elementos patrimoniais, nas vertentes arqueológica, histórica e edificada (construída e etnográfica), que se encontrem na área a afectar pelo projecto rodoviário, sob a responsabilidade de Luciana de Jesus. Estudo de minimização dos impactes na arqueologia do relatório de conformidade ambiental do projecto de execução (RECAPE) com o intuito de promover a aplicação das medidas de minimização preconizadas na DIA, nomeadamente a prospecção arqueológica sistemática do traçado, da responsabilidade de Alexandra Soares. Realização do acompanhamento arqueológico do Lote B, da responsabilidade de Ana Sofia Duarte. Realização do acompanhamento arqueológico do Lote A, da responsabilidade de Luisa Cabello. Realização de sondagem arqueológica no PK 7+907, da responsabilidade de Ana Jorge e Iola Filipe. Realização do acompanhamento arqueológico do Lote E - viaduto sob a ribeira de Muge da responsabilidade de Luisa Cabello e Cristina Perucha.

  • Resultados

    O arqueólogo Telmo Pereira substitui Ana Sofia Duarte no acompanhamento do Lote B. A arqueóloga Dolores Del Cosso substitui Cristina Perucha no acompanhamento do Lote E - viaduto sobre a Ribeira de Muge. Nos trabalhos Sítio 18 - Foral Velho 18, da responsabilidade de Maria João Jacinto e Manuela Coelho, não se identificaram quaisquer vestígios de interesse patrimonial/científico. Nos trabalhos no sítio 21 foi identificado uma ocupação cronologicamente enquadrável no Holocénico Inicial. No sítio arqueológico de Pinheirocas 2 foi identificada um jazida rica em indústria lítica talhada. Autorização para a realização de sondagens do sítio da Herdade dos Caniçais e no restabelecimento 8 (Lote B), da responsabilidade de Sergio Moral. Sondagem no PK7+075/7+125 - Caniçais da Rainha II - resultados negativos, responsabilidade de Luisa Cabello. Estudos complementares de drenagens: 3 sondagens mecânicas não revelaram qualquer vestígio arqueológico.

  • Responsável

    NÃO SE APLICA

  • Co-Responsáveis

    Alexandra Manuela de Sousa Simões Soares, Alexandre Tiago dos Santos Valinho, Ana Sofia Correia Jorge, Ana Sofia de Carvalho Duarte, Cristina Serrano Perucha, Dalila Maria Frederico Garrido, Francisco Javier Garcia Vadillo, Helder Luís Fernandes Costa, Iola Margarida Brito Filipe, João Nuno Pereira Valério Marques, Juan António Espinosa Soto, Luciana Paula Ribeiro de Jesus, Luísa Maria Pineda Cabello, Maria Dolores Mejias Del Cosso, Maria João Marques de Sousa Vieira Jacinto, Maria João Trancoso Lopes, Maria Manuela de Almeida Dias Coelho, Ricardo Jorge Ângelo Dourado dos Santos, Sérgio Moral del Hoyo, Telmo Jorge Ramos Pereira, Vera Lúcia Apolinário Alves e Ângela Maria Guilherme Ferreira

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)