PNTA/2005 - Mosaicos de Conimbriga

Projeto arqueológico
  • Designação

    Categoria A - ações de investigação

  • Ano do Início/Conclusão

    2005/2019

  • Estado

    Aprovado

  • Objetivos

    As primeiras intervenções arqueológicas na Casa do Tridente e da Espada decorreram sob alçada da Direcção dos Monumentos Nacionais, nas décadas de 40/50. Após um longo interregno, em 2007 retomou-se a investigação arqueológica centrada neste edifício, inserida no plano plurianual de actividades do Museu Monográfico de Conimbriga (Ruivo 2007); tendo como objectivo a conclusão da escavação da Casa do Tridente e da Espada e a compilação de dados que permitissem alguma clarificação sobre a arquitectura e as diversas fases de reformulação do edifício. No ano de 2012 deu-se continuidade aos trabalhos arqueológicos, tendo como principais objectivos: i) a conclusão da escavação dos quadrados abertos em 2010 e 2011 (Quadrados n.º 9 e 10); ii) a definição do limite Oeste do edifício. No decorrer dos trabalhos entendeu-se relevante para a compreensão de estruturas murais encontradas, a realização duma pequena sondagem no quadrado 5 (área anteriormente escavada em 2008).

  • Resultados

    As sondagens realizadas permitiram colocar a descoberto o limite Oeste da Casa do Tridente e da Espada no entanto, a escavação não se deu por terminada, sendo crucial a continuação da mesma em algumas áreas, no sentido de esclarecer questões que ainda carecem de resposta. A zona principal da casa encontra-se bastante destruída, contudo a área a Oeste e a Norte revelou vários testemunhos estruturais e materiais arqueológicos que permitem acrescentar novos dados sobre o edifício.

  • Responsável

    Cristina Fernandes de Oliveira

  • Co-Responsáveis

    Adriaan Louis De Man, José da Silva Ruivo e Virgílio Nuno Hipólito Correia

  • Pessoas (relação)

    José Manuel dos Santos Encarnação (Consultor), João Paulo Pereira de Freitas Coroado (Consultor) e Pedro Manuel Marques da Luz Sales (Colaborador)

Relatórios (-)