EIA - Central Solar do Fundão - Fundão

Projeto arqueológico
  • Designação

    Categoria C - ações preventivas

  • Ano do Início/Conclusão

    2019/

  • Estado

    Aprovado

  • Objetivos

    Este relatório pretende efectuar a caracterização da área de intervenção em termos geográficos, paisagísticos, históricos e arqueológicos, e a sua integração num contexto mais alargado, neste caso, a delimitação da freguesia a que pertence a área do projecto em questão, de forma a assegurar a salvaguarda de todos os vestígios de interesse patrimonial identificados. Neste âmbito foram analisadas as áreas de implantação. Neste Relatório consta um parecer sobre a necessidade de se proceder ao Acompanhamento Arqueológico, ou à necessidade de se implementar quaisquer Intervenções Arqueológicas de Registo Científico em todas as zonas afectas à empreitada.

  • Resultados

    No levantamento bibliográfico foram identificados 11 sítios arqueológicos na base de dados do Endovélico dentro da área de 2km em volta da área em estudo. 2 desses sítios identificados na base de dados do Endovélico, estão localizados dentro do corredor de linha elétrica, OP1 e OP2. Uma vez que, nesta fase do estudo, não nos foi possível ter a localização dos apoios da linha eléctrica, não é possível determinar se estas ocorrências poderão ser, ou não afectadas. Desta forma, considera-se que os apoios da linha elétrica, não deverão ser localizados dentro de um perímetro de 100m à volta dessas OP. Na eventualidade de não ser possível colocar os apoios fora desse limite de 100m, recomenda-se a medida de minimização de classe B para ambas as OP. A OP 3 localiza-se no limite exterior do corredor de linha elétrica. Apesar de estar fora da área do corredor considera-se que a OP poderá, mesmo assim, ter uma afectação indirecta, pelo que se recomenda que os apoios da linha elétrica, não deverão ser localizados dentro de um perímetro de 100m à volta dessa OP. Na eventualidade de não ser possível colocar os apoios fora desse limite de 100m, recomenda-se a medida de minimização de classe E para essa OP. Devido às características de visibilidade da área de estudo não foi possível identificar outras Ocorrências Patrimoniais, pelo que se recomenda a medida de minimização para toda a área de afectação do projeto, incluindo, caminhos de acesso, estaleiro, vazadouros e empréstimos, a medida de minimização de classe J: Prospecção sistemática da área de escavação antes e depois de se proceder à desmatação até se atingir o substrato rochoso ou os níveis minerais dos solos removidos e acompanhamento arqueológico sistemático e integral de todos os revolvimentos de terras vegetais, com registo fotográfico e gráfico do processo seguido.

  • Responsável

    NÃO SE APLICA

  • Co-Responsáveis

    Artur Jorge Rodrigues Fontinha, Carla Sofia Alves Fernandes, Carla Sofia Alçada Alegria Ribeiro, João Miguel André Monteiro Perpétuo, Ricardo Manuel Pimenta dos Santos e Sónia Maria Correia Cravo

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)