EIA - A7/IC5 - Lanço Póvoa de Varzim/ Famalicão

Projeto arqueológico
  • Designação

    Categoria C - ações preventivas

  • Ano do Início/Conclusão

    2001/

  • Estado

    Aprovado

  • Objetivos

    Levantamento bibliográfico e prospecção arqueológica para a inventariação de sítios e estabelecimento de medidas minimizadoras dos impactes decorrentes. na construção do IC1 Póvoa do Varzim, Vila Nova de Famalicão. Acompanhamento arqueológico das 3 estações arqueológicas afectadas pelo traçado (Castro de Argivai; área arqueológica anexa à Cividade de Bagunte e a Quinta dos Cavaleiros) sob a responsabilidade da Carlos Brochado de Almeida. Acompanhamento da A7/IC5 Póvoa de Varzim-Famalicão, sob a responsabilidade da Dr. Margarida Rosário Rodrigues Amado(autorizado a 11/09/02).

  • Resultados

    Durante a prospecção foram assinalados três locais com vestígios arqueológicos os quais serão directamente afectados pela construção da via. Os trabalhos de prospecção, foi assinada pelo arqueólogo Francisco Reimão Queiroga. Os trabalhos de acompanhamento arqueológico são assinados pela arqueóloga Margarida do Rosário Rodrigues Amado. Intervenção arqueológica no Nó do IC1 não resultou qualquer resultado arqueológico. As zonas sondadas, que foram em 3 locais distintos, consoante determinava o EIA, foram completamente omissas no tocante à exitência de qualquer ocuapação relacionada com a actividade humana. Sondagens em 2004 no lote 4 (direcção da Drª Ana Catarina Lopes), pretendiam verificar a existência de uma mamoa, no entanto os trabalhos efectuados não detectaram registos dignos de nota.

  • Responsável

    NÃO SE APLICA

  • Co-Responsáveis

    Ana Catarina Flores dos Santos Lopes, Carlos Alberto Brochado de Almeida, Célia Maria da Conceição Coelho, Diana Marta da Silva Pereira Gonçalves Coelho, Elsa Raquel Tomé Simões, Francisco Manuel Veleda Reimão Queiroga, Margarida do Rosário Rodrigues Amado e Romana Cláudia Bica Nunes

  • Pessoas (relação)

    -

Relatórios (-)