EIA - Auto-estrada A6 (Sublanços Estremoz/Borba e Borba/Elvas)

Projeto arqueológico
  • Designação

    Categoria C - ações preventivas

  • Ano do Início/Conclusão

    1998/1999

  • Estado

    Concluído

  • Objetivos

    Realização de sondagens por escavação arqueológica mecânica em três locais, Monte da Horta, Monte da Nora e Monte Valbom, com os seguintes objectivos: Avaliação do potêncial arqueológico e patrimonial do local; Determinação da existência de estruturas e níveis arqueológicos e efectuar o seu registo; Obtenção de dados que permitam avaliar a necessidade de realizar uma escavação em área ou determinar eventuais condicionantes à concretização do projecto em curso. O trabalho consistirá no acompanhamento arqueológico da fase inicial de mobilização dos terrenos junto ao local Monte da Nora (Km 11+900), com o objectivo de recolher os artefactos mais significativos e escavar e registar estruturas arqueológicas que possam vir a ser postas a descoberto com a obra da Auto-Estrada A6.

  • Resultados

    O trabalho desenvolvido nos três locais veio confirmar a existência de materiais arqueológicos à superfície, com excepção do local 3, mas não foram identificados níveis arqueológicos ou estruturas. A pequena potência estratigráfica existente no geral das sondagens escavadas e os danos provocados por sucessivas mobilizações agrícolas, poderão ter destruído os vestígios arqueológicos que pudessem existir neste local. Conclui-se assim, não ser necessária a realização de escavações em área nestes locais, recomendando-se o acompanhamento de um arqueólogo durante os trabalhos de mobilização dos terrenos para construção da via, com especial atenção para o local 2, com a finalidade de salvaguardar a eventual existência de vestígios arqueológicos significativos. Monte da Nora - O trabalho de decapagem inicial permitiu identificar a existência de duas áreas com estruturas arqueológicas, uma constituída por diversos muros junto ao limite norte da via (Zona A) e outra constituída por um tanque e um muro próxima do eixo da via (Zona B). Nestas zonas procedeu-se a escavação manual para definição das estruturas existentes. Considera-se que o núcleo principal de ocupação romana, no topo da colina e fora da área afectada pela construção da via, deverá ser salvaguardado para estudos futuros, devendo ser limitado o acesso de viaturas e maquinaria pesada. Efectuou-se prospecção geomagnética e geoeléctrica que evidenciou a presença de um duplo fosso envolvente, que rodeava toda a superfície do cabeço.

  • Responsável

    Ana Maria Duarte Santos Gonçalves

  • Co-Responsáveis

    Felix Teichner e Maria Elena Morán Hernández

  • Pessoas (relação)

    -

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