Loulé - Travessa de Martim Farto, n.º 10

Sítio (16960)
  • Tipo

    Vestígios Diversos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Faro/Loulé/Loulé (São Clemente)

  • Período

    Medieval Islâmico, Medieval Cristão, Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    Localizado no Centro Histórico da cidade de Loulé, os trabalhos arqueológicos neste edifício, uma pequena habitação (com 22m2), foram efectuados a pedido da proprietária, tendo ficado a cargo da equipa do Museu Municipal de Arqueologia de Loulé. Com a intervenção arqueológica foi possível identificar uma camada de entulho, utilizado para nivelar a base do pavimento da casa existente, de cronologia contemporânea, bem como vestígio do Terramoto de 1755. Os contextos de entulho, lixeira e destruição, de parte da muralha, encontram-se, também, associados a contextos de época moderna e baixo medieval cristã. Sob estes níveis foram identificadas estruturas, correspondentes a uma parte de uma habitação de época islâmica, destruída por um incêndio, e que se encontrava selada devido ao derrube do telhado e das paredes de taipa. Neste espaço foi ainda identificada parte da muralha medieval e o adarve, correspondentes à parede Ocidental da habitação. No interior do espaço habitacional islâmico, que terá sido pilhado antes de ter sofrido um incêndio, foram identificados três silos, dos quais foram escavados dois. Um dos silos encontrava-se em funcionamento aquando da destruição da casa, enquanto o outro silo estaria relacionado com uma ocupação anterior. Os materiais recolhidos, maioritariamente de época islâmica, reportam-se ao período almóada, relacionados com a última fase de ocupação islâmica da cidade de Loulé, entre meados do séc. XII e meados do séc. XIII (até 1249). [Actualizado II, 08/Jan/2020].

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    -

  • Espólio

    Cerâmica de época contemporânea, Moderna, Medieval Cristã e Medieval Islâmica - Louça de cozinha e de mesa (panelas, caçoilas, púcaros, tacinhas, alguidares, tampas, jarrinhas, bules), alguma da qual vidrada; louça de armazenamento e transporte (talhas, potes, cãntaros); contentores de fogo (fogareiros, candeias); alcatruzes, marcas de jogo, materiais de construção, incluindo telhas decoradas. Metais - pregos, cavilhas, fragmentos de ferraduras, uma candeia, duas pontas de virote de besta; tachas decorativas e fivela em cobre (de época moderna); fragmentos de recipiente em vidro (época islâmica); Osso - placa decorativa e conta decorada (época islâmica). Fauna.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 16960

Trabalhos (1)

Bibliografia (3)

Loulé:10 anos de arqueologia islâmica. Actas do 6.º Encontro de Arqueologia do Algarve. O Gharb no al- Andalus: sínteses e perspectivas de estudo. Homenagem a José Luís de Matos (Silves, 23, 24 e 25 de Outubro, 2008) (2009)
O contributo da investigação arqueológica para o conhecimento do passado histórico da cidade de Loulé. Actas do 4º Encontro de Arqueologia Urbana (2003)
Testemunhos da ocupação islâmica em Al-'Ulyà: Estruturas e cerâmicas. Actas do 1º Encontro de Arqueologia do Algarve (Silves - 2001) (Xelb, 4) (2003)

Fotografias (0)

Localização