Chitas 5/ Casa da Epígrafe

Sítio (17016)
  • Tipo

    Mancha de Ocupação

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Leiria/Leiria, Pousos, Barreira e Cortes

  • Período

    Contemporâneo e Indeterminado

  • Descrição

    O sítio denominado Casa da Epígrafe - Chitas 5, localiza-se junto ao caminho de pé posto que ladeia a margem direita do Ribeiro do Freixial. Este sítio encontra-se integrado na Área de Sensibilidade Arqueológica denominada "Ribeira das Chitas". Neste local encontra-se uma casa agrícola em ruínas, de época moderna, onde se identificou, numa das ombreiras da porta que dá acesso ao piso superior, uma epígrafe de época moderna. Esta, feita de calcário e medindo 1.83m de altura por 23 cm de largura, apresenta três faces afeiçoadas e uma inscrição com marcas de regravação, onde foi possível interpretar o seguinte: "FOI FEITA ESTA (...) NO ANNO (...) NO ANNO DE 1742 (?) SENDO JUIZ O MANOEL DOLIVEIRA (?) DO CADIAM (?)". A população afirma que esta inscrição é proveniente de uma capela destruída, eventualmente da antiga capela do Carrascal ou da Capela da Martinela. Na plataforma entre esta casa e o ribeiro, a uma altitude de cerca de 100m, foi localizada uma mancha de material lítico talhado, em sílex e quartzito, muito sílex com fratura mecânica e tectónica, e cerâmica de época moderna. Nos trabalhos no âmbito do projeto SIMLIS identificou-se uma sequência estratigráfica composta por contributos de vertente e, na base, por depósitos de origem aluvionar. Foi recolhida pouca quantidade de material arqueológico, surgindo associados elementos líticos de pedra lascada a par dos fragmentos de cerâmica de cronologia recente. As características da estratificação detetada e do parco material arqueológico encontrado, levam os autores a apontar uma proveniência do mesmo a partir de plataformas superiores, associadas às diversas jazidas de sílex identificadas entre 2002 e 2004.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    -

  • Espólio

    Detetou-se uma epígrafe na ombreira de uma porta de uma casa em ruínas. Detectou-se também material lítico talhado, maioritariamente em sílex (3 fragmentos de talhe em sílex, 2 fragmentos de núcleo cortical em sílex, 2 núcleos corticais em sílex, 3 lascas em sílex, 2 lascas em quartzito)., com fratura mecânica e tectónica e cerâmica de época moderna.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    2000/1(175) e 2004/1(199)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0