Castelo dos Mouros/Urreta do Castelo

Sítio (17297)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Bragança/Bragança/Izeda, Calvelhe e Paradinha Nova

  • Período

    Idade do Ferro

  • Descrição

    Povoado fortificado com uma implantação geográfica que lhe permite um bom controlo geo-estratégico sobre a região envolvente. O antigo povoado assentou num relevo sobranceiro à ribeira dos Veados, numa zona de fortes declives e escarpados. Por esse motivo possui boas condições de defesa natural, apesar de apresentar um complexo sistema defensivo. O acesso é realizado a partir de um colo situado a Norte, sector de mais fácil penetração. É neste lado que se pode observar um fosso escavado na rocha que cobre todo este sector e se desenvolve por mais alguns metros para o sentido Oeste. Imediatamente a seguir ao fosso surge um campo de pedras fincadas, actualmente bastante destruído devido à construção de um curral. O sector Oeste é protegido por uma linha de muralha em xisto que arranca de junto da intercepção de duas pequenas linhas de água subsidiárias da ribeira de Veados, e vai ligar a um torreão circular situado também a Norte. Os sectores Sul e Este possuem características naturais de defesa constituídas por arribas e vertentes absolutamente intransponíveis. A área interna e organização urbana do povoado foram adaptadas em função das características topográficas de um terreno com um forte índice de inclinação. São ainda visíveis grandes quantidades de pedras pertencentes a estruturas habitacionais que constituíam o aglomerado. A prospecção de superfície revelou-se completamente estéril, não sendo encontrado qualquer vestígio de olaria. Entre os intensos derrubes que cobrem a area onde se situava o torreão foi recolhido um fragmento de uma movente de mó de rodízio.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    A partir da aldeia de Calvelhe, no extremo Sudeste do povoado deve ser tomado um caminho de terra batida que conduz até muito próximo do povoado.

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    2019/1(307)

Bibliografia (10)

A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal (1986)
Castros with «pedras fincadas» in Trás-os-Montes. Trabalhos de Antropologia e Etnologia (1968)
Estudos arqueológicos do Major Celestino Beça. O Arqueólogo Português (1915)
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: arqueologia, etnografia e arte (1934)
Notável ouriçado de pedras fincadas no castro de Cunhas - Ardãos - Boticas. Boletín Auriense (1989)
Nuevos castros con piedras hincadas en el borde occidental de la Meseta. Seminário de Arqueologia do Noroeste Peninsular (1980)
O Leste do Território Bracarense (1975)
Pedras fincadas em Trás-os-Montes (Portugal). Chevaux-de frise i fortificació en la primera edat del ferro europea (2003)
Povoados fortificados com pedras fincadas em Trás-os-Montes. Conimbriga (2000)
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental (1993)

Fotografias (0)

Localização