Paço dos Vasconcelos

Sítio (17427)
  • Tipo

    Edifício

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Ansião/Santiago da Guarda

  • Período

    Romano e Moderno

  • Descrição

    A residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor localiza-se no centro da povoação de Santiago da Guarda e surge implantada numa meia encosta, sobranceira a uma das zonas baixas do concelho de Ansião (Várzea). Localmente por Castelo. Monumento atribuído aos Vasconcelos Ribeiros e Sousas do Prado, mantendo-se na posse desta família desde o século XVI até segunda metade do século XIX, fazendo parte do Morgado da Moita Santa. No âmbito das iniciativas ligadas à salvaguarda e valorização do património natural e construído do Parque Ecológico Gramatinha / Ariques / Algorinho, foi dado início, em 2001, ao processo de reabilitação do antigo Paço dos Vasconcelos, em Santiago da Guarda. Foi neste contexto que decorreu entre Maio de 2002 e Novembro de 2005 a intervenção arqueológica no Paço Senhorial, pondo termo às hipóteses levantadas até então, sobre uma eventual ocupação romana do sítio, e que resultavam apenas de descobertas ocasionais. Com efeito, este antigo paço senhorial rural, foi edificado sobre uma outra construção do período romano, chegando mesmo a serem utilizados materiais dessa época (cerâmica de construção romana, estruturas) no levantamento de algumas paredes. De facto, com as diversas campanhas arqueológicas, identificaram-se os limites Sul, Oeste, Norte e, parcialmente, Este, da pars urbana, de uma villa tardo-romana dos séculos IV-V, com uma área descoberta com cerca de 1340 m². A importância desta estação ultrapassa o local onde está implantada, se tivermos em conta a interpretação dada à inscrição latina que existe num bloco em calcário na torre nobre da residência. Segundo um estudo feito por Nunes Monteiro e José d'Encarnação, a dita inscrição permite saber que o limite do território de Coimbra passava aqui perto.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Estrada Municipal n.º 348 até à Venda do Brasil, depois Estrada Municipal 526 em direcção a Santiago da Guarda.

  • Espólio

    Mosaico policromado, bloco em calcário com epigrafe latina, cerâmica de construção, doméstica comum, vidrados, fragmentos de vidro, fragmentos de bronze e de ferro, estruturas, moedas romanas e medievais, fragmentos de sílex.

  • Depositários

    Câmara Municipal de Ansião e Museu Monográfico de Conímbriga

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 17427, 2000/1(818) e 2010/1(531)

Bibliografia (8)

A Residência Senhorial dos Condes de castelo Melhor e a Villa Romana de Santiago da Guarda. Actas do IV Colóquio Internacional de Arqueologia. Las villae Tardorromanas en el occidente del Imperio: arquitectura y función (2008)
A paisagem rural romana e alto-medieval em Portugal. Conimbriga (1998)
A propósito de uma inscrição latina em Santiago da Guarda (Ansião). Conimbriga (1995)
Ansião: perspectiva global da arqueologia, história e arte da Vila e do Concelho (1986)
As Grandes Vias da Lusitânia: o itinerário de António Pio (Vol. 2) (1959)
Conímbriga. O Chão Escutado (1999)
Resultados dos Trabalhos Arqueológicos no Paço dos Vasconcelos, Maio de 2002 a Julho de 2004. Actas do IV Congresso de Arqueologia Peninsular. Hispamia Romana (2008)
Roman Portugal (1988)

Fotografias (33)

Localização