Castelo de Vila Nova de Ourém/Ourém Velho

Sítio (17509)
  • Tipo

    Castelo

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Santarém/Ourém/Nossa Senhora das Misericórdias

  • Período

    Idade do Bronze, Idade do Ferro, Romano, Medieval Cristão e Moderno

  • Descrição

    Ocupado desde o período pré-histórico, a história do burgo de Ourém, reporta-nos ao antigo nome de Adbegas. No entanto com a invasão árabe, no século IX, outro nome lhe surgiu Oureana, o qual foi conquistado por D. Afonso Henriques em 1136. Em meados do século XV a Vila ficou engrandecida, quando D. Afonso , 4º Conde de Ourém, aí mandou construir o seu Paço e promoveu outras edificações. Em 1460 com a morte de D. Afonso os bens transitam para o seu irmão D. Fernando e após a morte deste transitam para a Coroa. Em 1755 a vila é muiro abalada com o terramoto e em 1810 é vitima das invasões francesas. Em 2004 no âmbito de um projecto de valorização da DGEMN foram efectuadas algumas sondagens arqueológicas, na zona envolvente à Torre de Menagem: Sondagem 1 - a cerca de 50 cm apareceu o afloramento calcário, sob o qual terá assentado a Torre de Menagem. Sondagem 3 - atingiu decra de 110 cm de profundidade, tendo aparecido um piso em argamassa, abaixo do qual apareceu uma estrutura de cronologia indeterminada. Genericamente registam-se 4 camadas, a última de cor preta que estará relacionada com uma ocupação Proto-histórica,que assenta directamente no geológico. Sondagem 4 - Atingiu cerca de 1 m de profundidade, encontrando-se muito revolvida, tendo aparecido materiais de cronologia moderna e cerâmica doméstica, assentes na camada geológica. Sondagem 2 - apareceu uma estrutura pétrea longitudinalmente à sondagem, estando já a surgir a camada geológica a cerca de 1,2 m de profundidade.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No topo de uma colina de acesso difícil localiza-se o conjunto urbano da antiga vila de ourém, a uma altitude de 332 m, cuja entrada é feita por estradas que contornam o cabeço a Sul e a Este.

  • Espólio

    Cerâmica doméstica (bordos, bojos, asas, fundos e tampas) alguns com decoração medievais e modernos; fragmentos de telha, alguns dos quais decorados de cronologia indeterminada; fragmentos de cerâmica e materiais líticos atribuíveis ao Bronze; variada fauna animal incluindo malacológica.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 17509 e 98/1(760)

Bibliografia (3)

As escavações arqueológicas no morro do castelo de Ourém: as cerâmicas cinzentas da Idade do Ferro. Cadernos de Estudos Leirienses (2017)
Carta Arqueológica do Concelho de Ourém (2006)
Ourém do Castelo à Cidade (2018)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0