Castelo de Vinhais

Sítio (17993)
  • Tipo

    Castelo

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Bragança/Vinhais/Vinhais

  • Período

    Idade do Ferro, Romano, Idade Média, Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    O castelo e antiga vila amuralhada de Vinhais localiza-se num outeiro situado a meia vertente da encosta onde se desenvolve a malha urbana da actual vila. A estrutura medieval evoluiu a partir de um antigo castro que sofreu um intenso processo de romanização. O local desenvolveu-se junto de uma antiga via romana que lhe passava no seu sopé norte. A importância da estrutura castelar medieval advém da sua posição estratégica durante a Baixa Idade Média, tendo desempenhado um papel fulcral na defesa da fronteira Norte. Do sistema de amuralhamento medieval subsistem ainda alguns vestígios estruturais de uma dupla muralha, duas portas com arcos de volta perfeita, sendo a posicionada a norte dupla e flanqueada por um torreão. O conjunto estrutural da antiga vila medieval acabou por ser aglutinado pelo crescimento e transformação urbana que Vinhais sofreu nos séculos procedentes ao período medieval, e actualmente os vestígios estruturais do antigo conjunto monumental misturam-se de forma desordenada com as habitações de carácter unifamiliar que aí foram proliferando.Da antiga estrutura defensiva previve ainda mais uma pequena torre de planta quandrangular e já um pouco derruída que se localiza no sector nordeste do traçado defensivo, junto ao actual posto de turismo da localidade.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No centro da actual vila de Vinhais.

  • Espólio

    Foram exumados 2 fragmentos de cerâmica esmaltada, do centro de Paterna, de cronologia medieval (séculos XIII/XV), cerâmicas negras medievais/modernas de cozedura redutora, cerâmicas tipo Pinela, vidrados de chumbo do século XVII, louça malagueira (século XVI/XVII), louça pintada a azul (século XVII), louça do brioso (fabricada desde a primeira metade do século XVIII), louça de fábrica (fabricada desde a década de 60 do século XVIII). Foram também exumados 38 alfinetes de bronze, uma medalha de 1830, V Reais de D. Sebastião e 3 dinheiros da 1ª Dinastia.

  • Depositários

    Câmara Municipal de Vinhais

  • Classificação

    Classificado como MN - Monumento Nacional

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    S - 17993 e 2006/1(126)

Bibliografia (8)

A Barbacã do Castelo de Vinhais. Al-madan (2019)
D. Dinis e a arquitectura militar portuguesa. Revista da Faculdade de Letras (1998)
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: arqueologia, etnografia e arte (1934)
O Leste do Território Bracarense (1975)
Plazas de guerra y castillos medioevales de la frontera de Portugal (estudios de arquitectura militar) (continuacíon). Revista de Archivos, Bibliotecas y Museos (1911)
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental (1993)
Roteiro Arqueológico da Região de Vinhais. Vinhais - Terras e Gentes (1993)
Subsídios para a história da Vila de Vinhais - A Fortaleza de Vinhais. Actas do 1º Congresso sobre Monumentos Militares Portugueses (1982)

Fotografias (0)

Localização