Castelo dos Mouros

Sítio (18017)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Bragança/Vinhais/Ervedosa

  • Período

    Idade do Ferro

  • Descrição

    Povoado fortificado de pequenas dimensões localizado no ponto mais elevado da grande crista quartzítica que percorre todo o topo do Serro de Penhas Juntas. Tem excelentes condições defensivas naturais, com pendentes elevados e muralhas naturais formadas pelas fragas quartzíticas, e tem uma excelente posição estratégica, comandando uma ampla visibilidade em redor. O povoado adapta-se à configuração da crista, estendendo-se de Sudeste para Noroeste, e os acessos naturais fazem-se pelas suas extremidades Sudeste e Noroeste, sendo também dezste dois lados que se concentra sistema defensivo, pois dos restantes lados as rochas fazem muralha natural. Tanto a Sudeste como a Noroeste existe assim uma curta linha de muralha, que fecha uma espaço aberto entre os rochedos, e de ambos os lados a existência de uma depressão no derrube deixa adivinhar a existência de uma porta na muralha. Também em ambos os lados a muralha é precedida por um campo de pedras fincadas. Do lado Sudeste, este campo é pouco extenso, encontrando-se parcialmente coberto pelo derrube da própria muralha. Existem pequenos troços do campo que fecham espaços muito delimitados de acesso entre rochedos. Já do lado Noroeste, em que há uma plataforma mais ampla em frente à muralha, existe um amplo e muito bem conservado campo de pedras fincadas, de difícil visualização devido ao denso mato. O interior do povoado é de pequena dimensão, formado por plataformas entre rochedos. Não se encontraram materiais de superfície, mas tudo mindica ser um povoado da Idade do Ferro

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Por caminhos de terra batida que dão acesso ao topo do Serro de Penhas Juntas

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    -

Bibliografia (13)

A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal (1986)
Antigualhas transmontanas. O Arqueólogo Português (1905)
Apontamentos Arqueológicos (1987)
Chaves. Apontamentos arqueológicos (1931)
Memórias arqueológico-históricas do distrito de Bragança: arqueologia, etnografia e arte (1934)
Notas Arqueologicas. Uma Citania. Era Nova (1931)
Nuevos castros con piedras hincadas en el borde occidental de la Meseta. Seminário de Arqueologia do Noroeste Peninsular (1980)
O Cerro de Penhas Juntas. O Arqueólogo Português (1902)
O Leste do Território Bracarense (1975)
Pedras fincadas em Trás-os-Montes (Portugal). Chevaux-de frise i fortificació en la primera edat del ferro europea (2003)
Povoados fortificados com pedras fincadas em Trás-os-Montes. Conimbriga (2000)
Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental (1993)
Roteiro Arqueológico da Região de Vinhais. Vinhais - Terras e Gentes (1993)

Fotografias (0)

Localização