Penedo dos Mouros

Sítio (19642)
  • Tipo

    Sepultura

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Guarda/Gouveia/Arcozelo

  • Período

    Alta Idade Média

  • Descrição

    A uma altitude de 456 m, junto a um caminho isolado encontra-se a única sepultura rupestre identificada no Penedo dos Mouros. A sepultura está escavada numa zona destacada, num tor granítico com cerca de 7 metros de altura, que domina visualmente o vale da ribeira de Rio Torto. A sepultura é antropomórfica, de tipo sub-rectangular, e tem um comprimento máximo de 2,05 m e uma largura máxima de 71 cm. Está orientada a NE, encontrando-se bem preservada. O mesmo penedo onde se encontra esculpida possui também outro tipo de estruturas rupestres - concavidades, sulcos e degraus. De acordo com informações orais, a tampa da sepultura seria monolítica e apresentar-se-ia decorada. Este sítio foi ocupado durante a Alta Idade Média, tendo sido identificadas unidades habitacionais (CNS 12085).O sítio é abandonado no século X após um incêncio que o destruiu. É possível que a sepultura tenha sido erigida posteriomente à destruição do do povoado, tendo o propósito de marcar a importância que o mesmo teve para a comunidade que o erigiu. Assim sendo, é possível que o indivíduo sepultado tenha sido alguém responsável pela estruturação/organização da comunidade. (Tente, 2010)

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Seguindo pela EN 17, entre as povoações do Arcozelo e Nespereira, na freguesia do Arcozelo da Serra, junto a um caminho isolado utilizado por pastores (o caminho está sinalizado). (Tente, s.d.)

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Bom

  • Processos

    98/1(015) e S - 12085

Bibliografia (10)

A ocupação alto-medieval da encosta noroeste da Serra da Estrela. Trabalhos de Arqueologia (2007)
Arqueologia da Serra da Estrela (1993)
Arqueologia medieval cristã no Alto Mondego. Ocupação e exploração do território nos séculos V a XI (2010)
Levantamento arqueológico do concelho de Gouveia, 1ª Fase: a Necrópole Medieval do Risado, o conjunto de Carreira Cova e a Sepultura de Penedo dos Mouros. Notícia preliminar. Trabalhos de Arqueologia da E.A.M. (1994)
O Caldeirão da Quinta do Pé do Coelho e o Penedo dos Mouros: primeira interpretação como santuários rupestres.. Actas do Congresso de Proto-História Europeia (2000)
O Penedo dos Mouros (Gouveia) no seu contexto paisagístico: anotações preliminares. Revista Portuguesa de Arqueologia. (2004)
Roteiro Aqueológico de Gouveia
Sepulturas medievais escavadas na rocha dos concelhos de Carregal do Sal e Gouveia: estudo comparativo. Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)
The establishment of radiocarbon chronologies for early Medieval sites: a case study from the Upper Mondego Valley (Guarda, Portugal). Munibe (Antropologia-Arkeologia) (2011)
Viver em autarcia. A organização do território do alto Mondego (Portugal) entre os séculos v a x.. Tiempos oscuros" Territorio y sociedad en el centro de la Península Ibérica (siglos VI-X) (2009)

Fotografias (0)

Localização