Quinta do Bispo

Sítio (19720)
  • Tipo

    Estação de Ar Livre

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Leiria/Parceiros e Azoia

  • Período

    Mesolítico e Neolítico

  • Descrição

    O sítio arqueológico designado Quinta do Bispo é categorizado como uma Estação de Ar Livre e abrange cronologicamente o Mesolítico Final e o Neolítico. O sítio localiza-se numa pequena elevação em frente ao sítio Quinta da Carvalha (CFS 242016), estando separados por uma linha de água tributária do Rio Lena. Este sítio encontra-se abrangido por Área de Sensibilidade Arqueológica denominada "Quinta do Bispo". Foi descoberto quando se procedia à construção da Urbanização Vale de Mira, em 2003. Aquando da sua descoberta, parte do sítio havia já sido comido por extracções de areias no local que afectaram gravemente as camadas arqueológicas, o mesmo se verificando com a última ocupação agrícola do solo - eucaliptos - que afectou bastante a erstratigrafia. Nos trabalhos arqueológicos identificou-se uma estrutura de combustão que poderá corresponder a uma lareira com estrutura de tipo cuvette ou fossa, bem como alguns carvões associados. A remontagem de alguns blocos associados à estrutura permitiu verificar marcas de polimento e de percussão e, consequentemente, várias hipóteses quanto à sua funcionalidade: mó manual, polidor de utensílios ou bigorna. Reporta-se a presença de variado espólio lítico, sendo o sílex a matéria-prima dominante. É apontada uma primeira ocupação do espaço no Mesolítico Final, durante a fase Atlântica, como acampamento. A existência de cerâmica manual pré-histórica, semelhante à encontrada na Quinta da Carvalha, sugere uma ocupação do local também durante a Pré-história recente, no Neolítico Antigo. Durante as prospeções efetuadas no âmbito do projeto de execução do IC36 - Leiria Sul (IC2)/ Leiria Nascente (COL), em 2005, este sítio foi identificado como estando na zona envolvente da área de incidência da via. O sítio não foi afetado nem foi recolhido material arqueológico. O sítio foi alvo de novo acompanhamento arqueológico em março de 2011, no âmbito de obras mas também não foram detetados quaisquer vestígios de interesse arqueológico ou relevância patrimonial.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Na estrada municipal 541 que liga Leiria a Parceiros, virar à direita onde está a ser construída a urbanização Val de Mira. O sítio localiza-se dentro da área da urbanização, sobretudo para sul do caminho que existe dentro da urbanização.

  • Espólio

    Lascas, núcleos, lâminas e lamelas, diversos utensílios (peça esquirolada, raspadeiras, lascas retocadas, entalhes, denticulados, buris, lâminas retocadas, raspadores) e utensilagem lamelar (trapézios, segmentos, lamelas de dorso, com truncatura, com entalhe, com retoque marginal, denticuladas e com retoque atípico, bem como um microburil), de cerâmica manual, termoclastos, e instrumento que foi interpretado como uma mó manual, polidor de utensílios ou bigorna.

  • Depositários

    Câmara Municipal de Leiria

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Regular

  • Processos

    S - 19720, 2001/1(238) e 2004/1(199)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0