Folha do Ranjão

Sítio (11647)
  • Tipo

    Mancha de Ocupação

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Baleizão

  • Período

    Calcolítico, Idade do Ferro, Romano e Moderno

  • Descrição

    No local apareceram fragmentos de cerâmica campaniforme incisa, cerâmica de ornatos brunidos do Bronze Final, cerâmica atribuível à Idade do Ferro, cerâmica vidrada de varios tipos e cerâmica do século XVI aos nossos dias relacionada com ruínas existentes no local. Alguns fragmentos de tegula e de opus signinum levam a supor que, durante a época romana ou tardo-romana, o sítio também conheceu ocupação. Em 1997 após uma lavoura foi identificada uma placa de xisto com escrita do Sudoeste, associada anos depois a um segundo fragmento inscrito. A intervenção em 208/2019 e 2021 para aferição dos impactes do olival intensivo sobre o sitio revelaram contextos arqueológicos preservados da idade do ferro, como um nível preservado de abandono/destruição cortado pela construção de um muro relacionado com o edifício de cronologia contemporânea que ali existiu.Identificado ainda um aparente nível de circulação composto por nódulos de barro cozido e caliço fragmentado, muito compacto de onde se recolheu também fragmentos de cerâmica comum da idade do ferro. O depósito identificado logo sob este provável nível de circulação, apresenta também alguma cerâmica de cronologia da idade do ferro mas pouco frequente. Em suma constata-se que o sítio apresenta uma ocupação continua tendo em conta que se verificam materiais arqueológicos desde pelo menos o Bronze Final até ao século XX e vestígios arqueológicos da idade do ferro e período contemporâneo. A cerâmica da Idade do ferro é predominante, dado ao facto de terem sido identificados níveis preservados de abandono/destruição com cerâmicas deste período cronológico, predomínio também verificado na fase de prospeção arqueológica. Estes dados levam a indicar a probabilidade de existência de um sítio de habitat, provavelmente da 1ª idade do ferro, tendo em conta a presença de cerâmica com bordos incisos e cerâmica com decoração penteada. A presença dos fragmentos de placas de xisto com escrita do Sudoeste de cariz não funerário recolhidos à superfície (FARIA e SOARES, 1998, p. 156) reforçam a ideia de carácter habitacional para o sítio Folha do Ranjão, apesar de não terem sido evidenciadas estruturações associadas a este período cronológico nas áreas diagnosticadas.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    -

  • Espólio

    -

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 11647 e 2002/1(466)

Bibliografia (1)

Uma inscrição em caracteres do Sudoeste proveniente da Folha do Ranjão (Baleizão, Beja). Revista Portuguesa de Arqueologia (1998)

Fotografias (0)

Localização

Não é possível localizar o sítio selecionado no mapa.


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0