Alto da Quintinha

Sítio (22205)
  • Tipo

    Sepultura

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Viseu/Mangualde/Mangualde, Mesquitela e Cunha Alta

  • Período

    Alta Idade Média

  • Descrição

    Sepultura antropomórfica escavada no granito, a 520 m de altitude. Foi alvo de uma intervenção arqueológica de minimização em 2005, no decorrer de uma escavação para a implantação de uma sapata, na qual foram postos a descoberto vários ossos humanos. A intervenção arqueológica restringiu-se à zona da sepultura, não tendo sido detectados mais vestígios arqueológicos para além da mesma e de vestígios osteológicos conservados. Dado que a acidez dos solos graníticos é responsável pela dissolução relativamente rápida da matéria orgânica, a importância deste achado é fundamental. Os ossos foram alvo de estudo bioantropológico. Foram identificados dois indivíduos e a datação de um fémur revela que um deles terá morrido no século X. A sepultura encontrava-se coberta por lajes graníticas e as fendas foram tapadas por pedras de pequenas dimensões, fragmentos de telhas e terra misturada com barro seco. No interior foram inumados pelo menos dois indivíduos. Foram identificadas algumas lajes localizadas a cota superior às de cobertura. Estas poderão ser interpretadas como fazendo parte de outro momento de utilização da sepultura. A sepultura possuía uma cabeceira sub-rectangular (com 22 cm de largura e 18 cm de comprimento) e estava orientada a NO. Atingia um comprimento máximo de 191 cm, uma largura máxima de 52 cm e uma profundidade média de 33 cm. Saliente-se que não foi possível recuperar a sepultura na sua totalidade devido aos danos que sofreu. É provável que não se encontre isolada, dado que a informação oral alude à presença de ossadas nas imediações. (Tente, 2010)

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Caminho carreteiro que sai da EN16, km91, junto às bombas de combustivel. [2005/1(543)]

  • Espólio

    Material cerâmico e material osteológico humano. (Tente, 2010)

  • Depositários

    Câmara Municipal de Mangualde

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Destruído

  • Processos

    2005/1(164) e 2005/1(543)

Bibliografia (6)

A sepultura medieval do Alto da Quintinha. Arqueologia Medieval (2012)
Arqueologia medieval cristã no Alto Mondego. Ocupação e exploração do território nos séculos V a XI (2010)
Do século IX ao XI no alto vale do Mondego (Guarda, Portugal): Dinâmicas de povoamento e estruturas sociais.. Debates de Arqueología Medieval (2011)
Intervenção Arqueológica em Mangualde coloca a descoberto sepultura escavada na rocha. Boletim Municipal O Zurão (2005)
O Património Arqueológico e Arquitectónico de Mangualde. (2008)
The establishment of radiocarbon chronologies for early Medieval sites: a case study from the Upper Mondego Valley (Guarda, Portugal). Munibe (Antropologia-Arkeologia) (2011)

Fotografias (0)

Localização