Espadas

Sítio (22555)
  • Tipo

    Habitat

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Ansião/Ansião

  • Período

    Romano

  • Descrição

    A prospeção centrou-se numa área com 53.463 m², em vários terrenos agrícolas de pendor suave, na base da encosta Este da colina onde está implantada a povoação da Lagarteira. Ali foi detetada uma grande dispersão de material pétreo, abundantes fragmentos de cerâmica de cobertura romana (tegulae e imbrex), alguns fragmentos de cerâmica de uso comum, um later fragmentado com marca digital, alguns fragmentos de arenito (mó) e seixos afeiçoados. Recolheu-se ainda um fragmento de machado de pedra polida e um fragmento de sílex. Contudo, e apesar da informação que se obteve do Sr. Alfredo Dias Ramalho, habitante da Lagarteira, não foi possível localizar o que se considera ser a base de uma ara (pedra retangular com 0,35m de espessura por 0.50m de largura, cujo campo epigráfico se reduzia a 0.42 m.), devido à densa vegetação que cobre o local indicado. Para além destes elementos, foi possível ainda observar, em 2010, numa zona ocupada por oliveiras, algumas elevações de terra com formas alongadas, estreitas, e com alinhamentos semelhantes. Uma destas anomalias do relevo apresentava à superfície uma pedra aparelhada. Também as oliveiras que ocupam esta zona aparentam um menor desenvolvimento relativamente a outras, que existem em terrenos adjacentes. Estas evidências topográficas poderão significar a existência de estruturas no local. Para Norte, a cerca de 90m deste local, num terreno, também ele de pendor suave e implantado na mesma vertente daquela colina, detetou-se um conjunto de materiais ceramológicos do mesmo período. A dimensão da área de dispersão dos vestígios (44.000m²), associada ao facto do local se encontrar próximo de um curso de água (ribeira do Camporez, com uma boa exposição solar e na confluência entre a colina onde está implantada a povoação da Lagarteira e o Vale do Camporez, com desenvolvimento ao longo da vertente Este) e implantado em solo com uma boa aptidão agrícola sugere a implantação de uma granja romana.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Estrada Municipal n.º 526 até à Lagarteira, direcção à Igreja, seguir a rua dos Verdes, no cimo da elevação seguir para Este em caminho de tout-venant até ao próximo entroncamento.

  • Espólio

    Fragmentos de cerâmica de cobertura romana; Later fragmentado com marca digital; Fragmentos de cerâmica de uso doméstico; Machado de pedra polida; Seixos afeiçoados; Fragmento em sílex; Fragmentos de mó.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    2010/1(531)

Bibliografia (1)

A paisagem rural romana e alto-medieval em Portugal. Conimbriga (1998)

Fotografias (0)

Localização