Ilha Berlenga - Fundeadouro

Sítio (22732)
  • Tipo

    Fundeadouro

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Leiria/Peniche/Peniche

  • Período

    Idade do Ferro, Romano, Romano, República, Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    Sítio de fundeadouro caracterizado por uma utilização de grande diacronia, incluindo alguns sítios coesos de naufrágio (como o "vapor do Trigo" ou o "Primavera"). Situa-se na costa Sudeste da ilha na zona fronteira aos Carreiros do Mosteiro e da Flandres e parece integrar um complexo de fundeadouro mais extenso, no qual se inclui também a baía da Fortaleza de São João Baptista. Tem uma extensão indeterminada mas que pode atingir cerca de 700 metros, entre os 5 os 29 metros de profundidade, aproximadamente. O fundo varia entre o rochoso e arenoso. O sítio terá sido utilizado como local de fundeadouro relacionado com circuitos de navegação de curso médio e longo curso (entre o Mediterrâneo e o Norte da Europa, por exemplo) e com a actividade piscatória local e regional. Destacam-se achados datáveis da Idade do Ferro (cepos de âncora em chumbo), de época romana (cepos de âncora, ânforas e outros materiais), de período Moderno e Contemporâneo (âncoras metálicas, canhões, correntes, cerâmica e madeira).

  • Meio

    Meio Aquático

  • Acesso

    -

  • Espólio

    Cepos de âncora em chumbo (cerca de 3 dezenas), mais de 2 dezenas de achados anfóricos (Dressel 1, Dressel 7-11, Haltern 70, Dressel 14, Dressel 9, Keay XXV); cerca de uma dezena de âncoras em pedra; 3 âncoras tipo almirantado; corrente em ferro; cerâmicas de várias épocas; alguns exemplares de peças de artilharia canhões; mós em pedra.

  • Depositários

    CNANS - Centro Nacional de Arqueologia Náutica e Subaquática , João Carlos Saudade Raimundo, Museu Municipal de Peniche e Museu Nacional de Arqueologia

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    1985/004, 1998/172, 2000/097, 2000/156, 2001/098 e 2001/124

Bibliografia (19)

A diacronia do fundeadouro da Berlenga. Actas das I Jornadas de Arqueologia e Património de Região de Peniche - Apresentação de projectos e trabalhos em curso - Peniche, 3 e 4 de Junho de 2005 (2006)
A ocupação romana da ilha da Berlenga. Revista Portuguesa de Arqueologia (2011)
Ancient anchors technology and classification. The International Journal of Nautical Archaeology and Underwater Exploratio (1984)
Ancorae antiquae: per una cronologia preliminare delle ancore del Mediterraneo (Studia archaeologica, 20) (1979)
Ancore "romane". Nuovi materiali per lo studio dei traffici marittimi. The Seaborne Commerce of Ancient Rome: Studies in Archaeology and History (Memoirs of the American Academy in Rome, 36) (1980)
As primeiras datações de radiocarbono em Portugal directamente relacionadas com o património arqueológico naval e subaquático. Homenagem J. R. dos Santos Júnior (1993)
Cascais y la Ruta del Atlántico. El establecimiento de un puerto de abrigo en la costa de Cascais. Una primera propuesta. Roma y las provincias: modelo y difusión (2011)
Considerações sobre os dois grandes cepos de âncora em chumbo com alma de madeira, do séc. V-IV a. C., provenientes do ancoradouro natural da ilha Berlenga (Peniche, Portugal) e sobre os achados de ânforas de "tipo púnico" em águas portuguesas. Os Púnicos no Extremo Ocidente. Actas do Colóquio Internacional (Universidade Aberta, Lisboa, 27-28 de Outubro de 2000) (2001)
Datação pelo radiocarbono de um cepo de âncora em chumbo encontrado na Berlenga. Conimbriga (1991)
De Terra Nullius a Parque de Reserva: A partilha do espaço no fundeadouro da Ilha Berlenga. O Mar e o futuro de Portugal. VIII Simpósio, 22-24 de Outubro de 2003 (2003)
First elements for the dating of stone anchor stocks. The International Journal of Nautical Archaeology and Underwater Exploration (1977)
Fontes Hispaniae Antiquae. II. 500 a. de J. C. hasta Cesar (1925)
Lisboa Subterrânea (1994)
O fundeadouro da Berlenga. Actas do Congresso A Presença Romana na Região Oeste (2005)
Os cepos de âncora em chumbo descobertos em águas portuguesas - contribuição para uma reflexão sobre a navegação ao longo da costa atlântica da Península Ibérica na Antiguidade. O Arqueólogo Português (1993)
Tipologia y cronologia preliminar de las anclas antiguas. Actes du IIIe Congrès international d'archéologie sous-marine (1971)
Vestígios romanos na ilha da Berlenga. Actas do Congresso A Presença Romana na Região Oeste (2005)
Ânforas provenientes de achados marítimos da costa portuguesa. Revista Portuguesa de Arqueologia (1999)
Ânforas provenientes de achados subaquáticos ao largo da Berlenga. A Presença Romana na Região Oeste. Actas do Congresso (2005)

Fotografias (0)

Localização

Não é possível localizar o sítio selecionado no mapa.