Monte Branco 1/ Monte Branco de Baixo 1

Sítio (26895)
  • Tipo

    Vestígios Diversos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Santa Vitória e Mombeja

  • Período

    Calcolítico, Idade do Bronze, Romano, Medieval Islâmico e Contemporâneo

  • Descrição

    Área implantada em elevação suave que desce em direção à Ribeira de Santa Vitória com dispersão de materiais cerâmicos, alguns aparentemente de cronologia romana. A mancha de dispersão de materiais abrange os terrenos na envolvente dos edifícios e os terrenos que se encontram para sul, sendo estes atravessados por um caminho de terra batida. Do ponto de vista geológico, encontra-se numa área de caliços cobertos por uma densa camada de argilosa que, nesta área, apresenta cerca de 40/50 cm. Foram aí realizadas diversas intervenções que concluiram a presença de diversos intefaces correspondentes a vários troços de valados e a um conjunto de pelo menos 8 "fossas" e 2 buracos de poste. Num dos valados é referida a presença de espólio enquadrável no período cronológico do bronze e das 8 fossas escavadas, é referida que a uma espólio, enquadrável no Calcolítico e a outra no Bronze (intervenção Luis Castro). Os 2 buracos de poste escavados não forneceram espólio e contexto atribuível. A par desta ocupação com um intervalo de distância localiza-se mais próximo da linha de água um contexto de necrópole associada a um enterramento de cronologia islâmica, ao lado de uma outra sepultura (covacho com estrutura de fecho pétrea) onde se encontrava a inumação de um indivíduo, do sexo feminino de idade avançada, em posição de decúbito dorsal, com os membros superiores e inferiores esticados e paralelos entre si, sem qualquer oferenda. As características do contexto remetem para uma longa diacronia (Tardo-Romano/Medieval), ou por contiguidade à outra sepultura Islâmica, não tendo sido identificado qualquer elemento que permitisse a sua integração num intervalo cronológico definido. Observado (2023) materiais de cronologias romanas, a largo espectro, maioritariamente cerâmicas de tons alaranjados, mas boleados devido à erosão eólica e contínuos trabalhos agrícolas prévios.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    No que diz respeito aos acessos ao sítio, seguindo na E 529, no sentido Santa Vitória/Mombeja, perto do Km 11, é necessário virar para Este, seguindo num estradão de terra batida cerca de 1 Km. A área intervencionada encontra-se do lado sul do estradão.

  • Espólio

    Fragmentos de cerâmica doméstica, cerâmica de construção e faiança de cronologia Moderno-Contemporânea, misturados com fragmentos muito rolados que poderão corresponder a cerâmica comum e tegulae de época romana.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 26895, 2005/1(413) e 2008/1(216)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização