Beja - Jardim do Tribunal ou Largo Engenheiro Duarte Pacheco

Sítio (29165)
  • Tipo

    Vestígios de Superfície

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Beja (Salvador e Santa Maria da Feira)

  • Período

    Romano

  • Descrição

    Segundo Abel Viana, em antigos entulhos, na área da antiga cerca do Convento da Esperança, extinto em 1897 e demolido pouco tempo depois, pela banda de dentro da muralha da cidade, foram recuperados diversos objectos, entre os quais uma estatueta em barro, com cerca de 46 cm de altura. Neste Largo, nas escavações de obras do café "O Capitel" (daí derivando o seu nome) foi encontrado, em 24 de novembro de 1989, um capitel corintizante de folhas lisas de coluna, em mármore de Trigaches, que se encontra exposto na esplanada desse café. e datará, possivelmente, de finais do século III d.C.. Nas traseiras da Caixa Geral de Depósitos, na rua entre esta e o café O Capitel, foi identificada, nas obras de renovação da rede de águas da cidade (2012-2013), uma possível via romana com opus signinum associado. Os materiais registados no depósito que a cobria eram de cronologia romana (materiais de construção) e contemporânea (faiança de Sacavém). Esta estrutura está construída com grandes blocos de granito, tendo sido possível observar opus signinum no lado Norte, nos interstícios dos grandes blocos. Esta presença de opus de boa qualidade poderá, por seu lado, apontar para que não se trate de uma via mas, por exemplo, da base de uma estrutura pública de grande porte, Apresentava ainda, na zona mais a Sudeste, argamassas cuja tipologia parece não se enquadrar no período romano, mas que poderão significar reutilizações posteriores e necessidade de regularização/nivelamento, uma vez que se encontra numa parte mais baixa da rua. A estrutura ficou preservada in situ.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    -

  • Espólio

    Capitel corintizante de folhas lisas de coluna, em mármore de Trigaches. Datará, possivelmente, de finais do século III d.C., quando os artífices regionais ainda copiavam os modelos clássicos, adaptando-lhes outros elementos decorativos.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    -

Bibliografia (4)

A Cidade Romana de Beja. Percursos e debates acerca da "civitas" de PAX IVLIA (2003)
Capitéis Romanos de Beja. Capitéis Romanos de Beja (1999)
Méthodologie de l'analyse de morphologie urbaine. Le centre historique de Beja (Portugal, Alentejo) (2011)
Notas históricas, arqueológicas e etnográficas do Baixo Alentejo (1950). Arquivo de Beja (1950)

Fotografias (0)

Localização

Não é possível localizar o sítio selecionado no mapa.


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0