Castelo

Sítio (30206)
  • Tipo

    Povoado Fortificado

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Viseu/Cinfães/Tendais

  • Período

    Idade do Ferro e Romano

  • Descrição

    Castêlo designa-se toda uma massa relevada, encaixada entre os ribeiros de Tendais e da Fonte Seca, na forquilha que termina na confluência das linhas de água com o Bestança. É no ponto designado pela população de Morro de Santa Cristina que se identificam vestígios de fortificação, observando-se alinhamentos associados a um extenso derrube. A densa "manta morta" e cobertura vegetal justificaram os trabalhos de limpeza do troço a SO, com o intuito de conseguir uma caracterização da estrutura. Com uma largura de 2,10m, identificam-se duas faces compostas por fiadas irregulares de blocos graníticos, sumariamente facetados, ligados por terra, estando o miolo preenchido por pedra de dimensão heterogénea. Identificou-se um possível ponto de inflexão da muralha para SE no espessamento do embasamento e no contorno arredondado das fiadas superiores. A fortificação integra o afloramento (que ostenta entalhes e sinais de afeiçoamento), circunscrevendo-se ao topo granítico e tirando proveito da escarpa rochosa e declivosa a E e NE. Apesar de discreto na paisagem, o morro dispõe de amplitude visual sobre o rio Bestança, controlando, ainda, o eixo viário que rumaria a Cinfães, vindo de Quinhão, por Valverde. Nãos e identificou espólio arqueológico passível de elucidar sobre a cronologia da estrutura. Sublinha-se a densa cobertura vegetal arbustiva e arbórea como principais condicionantes de visualização do solo, e sobretudo, como fator de risco para a preservação dos vestígios estruturais, observando-se a germinação de pinheiros, giestas e eucaliptos nos interstícios da muralha. Todavia, não foi possível definir quaisquer estruturas habitacionais.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Pelo caminho em lajeado vindo de Quinhão, rumo a Valverde, que se torna no centro da povoação de Quinhão, junto ao centro paroquial , à esquerda da EM 557 (sentido Fermentães- Quinhão).

  • Espólio

    Fragmentos cerâmicos: fragmento de parede de cerâmica de pastas cinzentas acastanhadas por micáceas, identificado na limpeza da estrutura, a bibliografia refere-se a cossoiros decorados, uma lança em ferro, grande quantidade de fragmentos de loiça castreja, muito mal cozida, ordinariamente de pasta acinzentada e até mesmo esbranquiçada, alguns deles com ornamentos incisos (Jalhay, 1934)

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Em Perigo

  • Processos

    2012/1(063)

Bibliografia (4)

Alguns cossoiros notáveis do Castelo de Tendais. Revista de Arqueologia (1934)
Antes de ser Tendales - a génese de uma comunidade, elementos para a sua compreensão. Terras de Serpa Pinto (1997)
Castelos medievais do curso terminal do Douro (séc. IX-XII) (1993)
O território Anégia e a organização administrativa e militar do curso terminal do Douro (séculos IX-XIII). Carlos Alberto Ferreira de Almeida: im memoriam (1999)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0