Quinta da Bela Vista 21

Sítio (31077)
  • Tipo

    Fossa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Cuba/Cuba

  • Período

    Moderno

  • Descrição

    O sítio do Quinta da Bela Vista 21 integra-se numa paisagem orograficamente dominada pela peneplanície alentejana que se desenvolve de forma muito regular sobre as rochas xistentas, com uma altitude aproximada de 168 metros (fig. 01). Este sítio situa-se a meia de uma vertente suave, voltada a sul, sobranceira à ribeira Barranco Horta de São Pedro. A área onde se insere o sítio arqueológico em questão encontra-se actualmente com restos de trigo morto, restantes da colheita deste cereal. Em termos geológicos a zona onde se localiza o sítio Quinta da Bela Vista 21 caracteriza-se pela presença de rochas eruptivas Hercínicas (dioritos, microdioritos e gabros), ante-vestelalianas, nomeadamente pela presença dos gabros dos maciços do Alentejo. Em termos administrativos o sítio do Quinta da Bela Vista integra-se na freguesia e concelho de Cuba e distrito de Beja. À data do início dos trabalhos de arqueologia era já visível a concretização do projecto de engenharia em todo o corredor de afectação, tendo-se já procedido à instalação da infra-estrutura de rega e à colmatação parcial da vala até cobrir a totalidade da infra-estrutura.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Saindo de Cuba, apanhando a estrada municipal 1008 no sentido de Trigaches e Beringel, virar à esquerda junto da Quinta da Bela Vista, por uma caminho de terra batida particular que passa por trás da quinta, até apanhar o caminho de obra que atravessa os terrenos agrícolas da quinta em direcção à ribeira Barranco de São Pedro. O sítio localiza-se a cerca de 1250 metros a sudeste da Quinta da Bela Vista, junto a uma caixa da infra-estrutura de rega.

  • Espólio

    O espólio resultante da intervenção de arqueologia preventiva no sítio Quinta da Bela Vista 21 é constituído por fragmentos de: cerâmica de construção de provável cronologia romana (imbrices), cerâmica comum de cronologia moderna/contemporânea; construção de cronologia moderna/contemporânea (telha portuguesa); cerâmica de construção de cronologia indeterminada (provavelmente romana ou medieval); faiança de esmalte branco e decoração a tons de azul atribuíveis ao século XX; cerâmica de pasta vermelha e vidrado vermelho e melado; cerâmica comum de pasta negra e pasta vermelha de cronologia moderna/contemporânea; um fragmento de vidro; e fauna mamalógica.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 31077

Trabalhos (1)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0