Horta das Canas 6

Sítio (31079)
  • Tipo

    Casal Rústico

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Cuba/Faro do Alentejo

  • Período

    Romano

  • Descrição

    O sítio Horta das Canas 6 situa-se numa parcela de olival de ampla visibilidade, actualmente de configuração muito aplanada e bordejada junto às linhas de água pela vegetação ripícola característica. No local foi identificado um nível arqueológico constituído por numerosos vestígios de cronologia romana em posição secundária e orientação coincidente com a superfície topográfica do substrato geológico. A intervenção de Arqueologia preventiva por nós realizada permitiu, então, recuperar uma série de vestígios correspondentes a uma ocupação de tipo doméstico que originalmente ocuparia uma área topograficamente mais proeminente. Apesar de a natureza própria da intervenção e os seus objectivos específicos terem feito incidir os trabalhos sobre uma área muito parcelar do sítio, a leitura estratigráfica produzida permitiu-nos fazer uma aproximação arqueoestratigráfica fundamentada do sítio, recuperando elementos relevantes sobretudo para a compreensão da sua evolução pós-deposicional. As evidências arqueo-estratigráficas apontam, então, para que no sítio Horta das Canas 6 tenha ocorrido uma ocupação entre os séculos I e III da nossa era. Ao momento presente, e dado o carácter preliminar do estudo de materiais já realizado, não nos é, porém, possível avançar com uma cronologia mais fina para os vestígios. O facto de o conjunto artefactual incluir, indiferenciadamente, grandes quantitativos de cerâmica doméstica e de construção, integrando desde elementos dos travejamentos das coberturas (pregos) até serviços de mesa, parece atestar que o nível arqueológico escavado corresponde à degradação e remobilização de uma ocupação de tipo doméstico. De acordo com as estas observações, não devem restar níveis preservados da ocupação original (eventualmente localizada imediatamente a sudeste da área sondada), uma vez que a posição topográfica superior terá determinado uma maior afectação por parte dos trabalhos agrícolas tradicionais no local.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    O acesso ao local faz-se partir da estrada nacional 387, no sentido de faro do Alentejo. Depois de passar o km 17 deve-se virar num caminho de terra batida à esquerda até um cruzamento de caminhos.

  • Espólio

    Foram recolhidos fragmentos de cerâmica de construção, comum doméstica e de armazenamento e fina de cronologia romana. Recuperaram-se, ainda, pregos e cavilhas em ferro, elementos em chumbo, numismas em bronze e objectos em vidro.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 31079

Trabalhos (1)

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização