Torre 4

Sítio (32341)
  • Tipo

    Fossa

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Vidigueira/Selmes

  • Período

    Calcolítico, Moderno e Contemporâneo

  • Descrição

    O sítio integra-se na peneplanície alentejana, numa área dominada por pequenas elevações de encostas suaves, que conferem um aspecto ondulado a toda a região. Localizado numa plataforma aplanada sobranceira à Ribeira de Selminhos, é nesta direcção que desfruta de uma maior visibilidade, uma vez que nas restantes esta é cortada por pontos mais elevados na paisagem. Dominada pela grande propriedade, a área circundante ao sítio é actualmente utilizada para fins agrícolas, nomeadamente para o cultivo de cereal e olival, associado ao pastoreio de gado equino. Em termos hidrográficos o sítio insere-se numa área dominada, e delimitada, pela Ribeira de Selminhos (a Este) e a Ribeira do Freixo (a Oeste), alimentadas por uma série de pequenas linhas de água de caudal sazonal. A área em consideração insere-se na unidade geotectónica denominada de Ossa-Morena, constituída por formações geológicas muito variadas e heterogéneas. O sítio implanta-se sobre substrato geológico predominantemente xistento, ainda que na zona mais a Oeste da área intervencionada se tenha reconhecido uma zona de contacto com substrato geológico granítico. Em termos arqueológicos correspondia a um conjunto de manchas de materiais arqueológicos identificadas durante trabalhos de acompanhamento arqueológico de obra, possivelmente correspondentes ao topo de estruturas negativas.

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Os acessos ao sítio fazem-se a partir de Selmes em direcção à Vidigueira (sensivelmente para NW) pela EM521-1. Cerca de 1500 metros após sair de Selmes, deve seguir-se um estradão à esquerda, logo após o Monte do Paço, em direcção à Ribeira de Selminhos. Na bifurcação segue-se o caminho à direita ao longo da referida linha de água até que esta inflecte para norte, junto de um olival. O sítio a intervencionar localiza-se a pouco menos de 300 metros a oeste após atravessar a linha de água, no topo e vertente este de uma plataforma aplanada, com visibilidade para a ribeira de Selminhos.

  • Espólio

    Abundantes fragmentos cerâmicos de fabrico manual, material lítico, metais, nódulos de argila e elementos de fauna (nível calcolítico). Materiais de cronologia moderna/contemporânea, tais como: fragmentos de cerâmica comum a torno, fragmentos de faiança e de materiais cerâmicos de construção (telha canuda).

  • Depositários

    DRYAS Arqueologia, Ldª

  • Classificação

    -

  • Conservação

    Mau

  • Processos

    S - 32341

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0