Ribeira do Barranco 7

Sítio (32623)
  • Tipo

    Vestígios Diversos

  • Distrito/Concelho/Freguesia

    Beja/Beja/Beja (Santiago Maior e São João Baptista)

  • Período

    Calcolítico, Idade do Bronze, Idade do Ferro e Romano

  • Descrição

    Conjunto de cerca de cerca de meia centena de interfaces negativos do tipo fossa em área actualmente ocupada pelo corpo e regolfo da Barragem de Cinco Reis. O sitio deve ser visto em associação com o sitio Ribeira do Barranco 2, na margem oposta da linha de água que os separava. à superficie presença ainda de material romano e de periodos históricos que devem ser vistas em assocaição com sitios contiguos como Ribeira do Barranco 2 e 3. Presença cinco fases de ocupação: uma primeira fase integrada por um conjunto de sete interfaces negativas de cariz doméstico que apresentam inclusões culturais que compartem características morfotécnicas muito homogéneas e que permitem a sua associação a contextos culturais enquadráveis no IIIº milénio a.C. (recipientes de média e média/grande dimensão destinados ao armazenamento de formas esféricas e/ou globularese e pratos com bordos espessados); a segunda fase, enquadrada entre o II/Iº milénio a. C. (taça carenada e potes globulares que apresentam pegas mamiladas), está composta por um reduzido número de interfaces negativas, com destaque para um contexto funerário em fossa que, embora muito alterado, aportou um interessante espólio cerâmico e metálico (seis taças carenadas e um elemento metálico pertencente a um exemplar de uma "fibula de codo" em bronze); a terceira fase está integrada por um grupo de contextos em fossa que apresentam inclusões culturais que podemos enquadrar genericamente na idade do Ferro (formas fechadas de tendência globular e perfil em "S", com base plana, presença de fundos sobre-elevados ou indicados; fragmentos com incisões e impressões por baixo do colo e ocupando todo o perímetro da peça); a ocupação romana é muito residual, está representada por apenas um contexto; finalmente, foram detectados contextos que podemos relacionar com a ocupação mais recente do sítio, já em época Moderna/Contemporânea (finais XVIII e inícios do XIX).

  • Meio

    Terrestre

  • Acesso

    Através do caminho rural que liga o Monte Branco ao Monte do Curral, virra em direção a Cinco Reis. O sítio localiza-se do lado direito em cabeço sobranceiro à Ribeira do Barranco do Curral.

  • Espólio

    Lasca de sílex; cerâmica.

  • Depositários

    -

  • Classificação

    -

  • Conservação

    -

  • Processos

    S - 32623 e 2005/1(413)-A

Bibliografia (0)

Fotografias (0)

Localização


Warning: Unknown: write failed: No space left on device (28) in Unknown on line 0

Warning: Unknown: Failed to write session data (files). Please verify that the current setting of session.save_path is correct (/var/lib/php/sessions) in Unknown on line 0